Pages

terça-feira, 15 de julho de 2008

PIG deturpa. Lula criticou principalmente o acompanhamento da Globo.

O PIG fez a grita geral contra o uso de algemas e "espetacularização", e querem desviar o foco do noticiário para dentro do governo, inclusive insinuando que o Presidente pensa o mesmo.

Não é bem assim.

O que o presidente Lula recomendou foi ser criterioso, seguir o manual da PF, não expor pessoas indevidamente (sobretudo quanto àqueles sobre quem ainda pesem apenas indícios), e guardar segredo de justiça. Essas palavras é puro bom senso que qualquer um concorda, e nada tem a ver com "condenar" a PF.

O PIG esconde que a crítica do presidente foi dirigida à Globo, porque foi a única que cobriu a operação desde o início.

E critica também câmeras terem entrado no prédio das pessoas, mas aí pode não ser culpa da PF. Só a PF tem mandato de busca, a imprensa não.

A menos que repórteres se passaram por policiais, a imprensa só entra se o dono da casa deixar, ou se porteiros de condomínios deixarem. Muitas vezes o próprio preso quer a imprensa no local, para servir de testemunha.

O presidente critica também se (e somente se) houve vazamento de gravações por parte da PF de informações sob sigilo de justiça.

E critica com razão, pois o PIG peneira o que quer publicar nas gravações. Qualquer "abobrinha" falada por alguém que trabalhe no Planalto sem qualquer caracterização de crime vira manchete como se Dantas mandasse no Planalto, escondendo todos os verdadeiros criminosos: os jornalistas comprados, as autoridades corrompidas, os políticos demo-tucanos no congresso, os "vínculos" com desembargadores e juízes.

Vazamento pela PF antes da operação não houve, senão nem Daniel Dantas, nem Naji Nahas teriam sido surpreendidos.

Vazamentos de gravações depois da operação, deve ter sido 100% de chance de virem dos advogados. Porém, do momento que outras instâncias da PF também tiveram acesso, sempre é possível que surja um novo "delegado Bruno" na história.

Agora vem a pergunta quanto à Globo: foi a PF quem avisou César Tralli?

Pode ter sido alguém da PF, sim, mas também qualquer equipe da CBN ou TV Globo que fizer plantão na porta da PF em SP e RJ, basta um carro de reportagem seguir os camburões da PF que saem de madrugada, que acompanharão as operações.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração