O pacote de estímulo aos agricultores brasileiros anunciado pelo Presidente Lula na semana passada teve grande repercussão na Argentina. Jornais, revistas e emissoras de rádio e TV dedicaram grande espaço a contar detalhes sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2008/2009 que prevê financiamento de quase US$ 50 bilhões para o cultivo de grãos e a agricultura familiar no Brasil.
O apoio tem sido mencionado pelas lideranças rurais argentinas que organizaram o manifesto mais longo e de maior repercussão da história do setor. Em uma barraca montada na praça em frente ao Congresso para pressionar os deputados a rejeitarem o projeto de lei do governo sobre as retenções, a Federação Agrária pôs na porta um cartaz contendo em destaque um texto publicado no jornal "Clarín" sobre o pacote de Lula.
O programa também foi citado durante os debates no Congresso sexta-feira, antes da votação do projeto. "O Brasil entendeu a oportunidade histórica que existe hoje para os produtores agropecuários", disse o deputado Adrían Pérez, da Coalizão Cívica. Até nas ruas de Buenos Aires, a iniciativa de Lula fazia sucesso. "Devíamos imitar o Brasil", dizia ontem Carlos Cerlotto, dono de uma banca de jornais no bairro do Palermo.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração