Pages

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Lula e Dilma na Bahia


Em seu segundo compromisso na Bahia na terça-feira, a entrega de certificados de conclusão de curso a 1.200 alunos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) - criado pelo governo baiano, em parceria com o Ministério da Educação -, o Presidente Lula recebeu fortes aplausos da platéia quando seu nome era citado, o presidente falou diretamente com a população.

Lula lembrou das dificuldades que a mãe tinha por ser analfabeta, listou exemplos de perseverança de alunos do Topa e incentivou-os a continuar os estudos - foi uma referência ao discurso, pouco antes, do orador da turma de alfabetizados, Luiz de Medeiros, de 44 anos.

Bastante nervoso, Luiz Medeiros, chegou a ser auxiliado pelo ex-ministro da Defesa Waldir Pires, também presente ao evento. "Fiquei muito emocionado de falar na frente do presidente e do governador", justificou, aliviado, após o pronunciamento.

Lula foi aplaudido ao lembrar que não tem diploma

O Presidente Lula foi aplaudido em Salvador, ao declarar a uma platéia formada por adultos recém-alfabetizados que era o primeiro Presidente do Brasil a não ter diploma universitário.

"Todos os antecessores foram doutores que governaram este país."

Segundo o Presidente, isso mostra que a vontade de combater o analfabetismo entre adultos não está ligada à "ignorância", mas a "um jeito de ver o país".
Sentado ao lado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), Lula entregou diplomas a formandos de um curso estadual. Ele apresentou Dilma a todos os alunos chamados ao palco.


O governador da Bahia, Jaques Wagner, comemorou a presença do Presidente no evento, que simbolizou a formatura dos primeiros 171 mil baianos a concluir o curso em seu primeiro ano de funcionamento. "É um reconhecimento do governo federal ao programa de alfabetização, o maior promovido por um Estado no País", afirma o governador

O Topa atende a pessoas com 15 anos ou mais, que não tiveram acesso à escola, em 364 dos 417 municípios do Estado . A meta, para este ano, é alfabetizar outras 300 mil pessoas e estimular pelo menos 60% dos egressos do programa a dar continuidade aos estudos.

Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e de Minas e Energia, Edison Lobão, além do governador do Amazonas, Eduardo Braga.

Haddad, disse que o Estado é o mais bem sucedido no trabalho de erradicação do analfabetismo, "Nossa intenção é transformar a Bahia em um paradigma a ser seguido pelos outros Estados nessa área", afirmou.

Para o governador, o programa contra o analfabetismo era necessário e urgente, porque a Bahia reúne a maior população analfabeta do Brasil. Segundo o Ministério da Educação, no ano passado havia 2,1 milhões de baianos que não sabiam ler ou escrever. "O que mais me emociona é que, entre os matriculados no Topa, há 301 pessoas acima de 90 anos e 24 acima de 100 anos", diz Wagner. "Estamos pagando uma dívida de décadas do Estado brasileiro com a população."

Lula e Dilma

Em Salvador, capital em que o Presidente Lula teve o maior percentual de votos em 1998 (55,4%) e em 2002 (89,3%), e o segundo maior percentual em 2006 (84,8%), quem mais lucrou com sua maratona de eventos ontem foi Dilma Roussef, ministra da Casa Civil. Enquanto os candidatos a prefeito ficaram acuados pela fiscalização da Justiça eleitoral, Dilma foi, depois do Presidente, a figura mais aplaudida por onde passou.

Em Candeias, a 50 km da capital baiana, a ministra fez tanto sucesso com a platéia, quanto a nova fábrica de biodiesel da Petrobras, inaugurada ontem por Lula. Penúltima autoridade a ser chamada ao palco, recebeu calorosos aplausos ao entrar e a cada vez que era citada nos discursos de outras autoridades. Ao longo dos dez minutos em que falou sobre a importância do biodiesel, a ministra foi interrompida quatro vezes pelas palmas da platéia.

Na sua vez de discursar, Dilma, que estava sentada ao lado direito de Lula, cumprimentou todos os presentes, inclusive a imprensa. Ressaltou que a construção da usina de biodiesel da Petrobras só foi possível devido à união de visão e vontade política do governo Lula.

No evento seguinte, onde o Presidente participou da entrega de diplomas a alunos do programa estadual Todos pela Educação (Topa), Dilma foi novamente a segunda mais festejada pelos presentes, ficando atrás apenas de Lula.

A bateria de compromissos terminou no fim da tarde, no bairro da Ribeira, em um palco montado à beira-mar para o anúncio do "Mais pesca e aqüicultura". Quem aproveitou para pegar carona dessa vez seguir à risca a idéia de colar sua candidatura à imagem do presidente foi o candidato do PT à prefeitura de Salvador, deputado federal Walter Pinheiro. Mesmo sem ter ido ao evento, ele se fez presente em folhetos, grandes bandeiras e balões com que estampavam: "Wagner é Pinheiro" e "Lula é Pinheiro".

O terceiro colocado na disputa, com 19% dos votos, João Henrique Carneiro, atual prefeito pelo PMDB, não deu as caras. João Henrique também tem feito de tudo para ficar atrelado a Lula, pelo uso de símbolos com letras e cores que lembram a logomarca do governo federal e o slogan "Força do Brasil em Salvador".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração