Pages

domingo, 13 de julho de 2008

Jornalismo alugado.Relatório da Operação Satiagraha afirma que grupo de Daniel Dantas manipulam a mídia


Antes que você leia essa matéria, eu sugiro que você leia essa matéria publicada aqui no blog em 18 de Abril de 2006. Depois de ler, continue lendo essa:- O relatório final da Operação Satiagraha, assinado pelo delegado da Polícia Federal Protógenes Pinheiro de Queiroz, diz que os grupos criminosos do banqueiro Daniel Valente Dantas e do investidor Naji Robert Nahas manipulam a mídia e compram jornalistas.

O relatório diz também que Roberto D'Ávila, da "TVE Brasil", recebeu R$ 50 mil em 2007 de Nahas. O documento se refere à jornalista da Folha Andréa Michael como "integrante da organização criminosa", "travestida de correspondente da jornal Folha de São Paulo na cidade de Brasília". Andréa Michael foi autora de reportagem, em abril, que antecipou, com exclusividade, a operação da PF. O delegado registrou isso no relatório. Pediu também a prisão temporária de Michael e busca e apreensão em sua casa, ambos negados pelo juiz.

O delegado escreve ainda que as revistas "IstoÉ Dinheiro" e "Veja" estão "a serviço do grupo de Dantas." Cita os colunistas Diogo Mainardi e Lauro Jardim. Este teria feito uma reportagem --"Rumo à Supertele"-- considerada "favorável" a investigados. Procurado pela Folha, Mainardi comentou: 'É uma citação bisonha, uma patetice que infelizmente pode colaborar para que quadrilheiros escapem".

O delegado citou ainda Leonardo Attuch, editor da "IstoÉ Dinheiro" e colunista da "IstoÉ", que teria feito "artigos jornalísticos 'encomendados'". Attuch disse, por e-mail: "É mais uma tentativa de intimidação. Como jornalista, tenho direito de entrevistar o presidente ou um presidiário, sem preconceito. Sou alvo de leviandades da PF desde 2004".

Queiroz diz que jornalistas falam "quase diariamente" com Nahas com a intenção de "reunir-se com o maior número de formadores de opinião para 'dar a sua versão da história'". O investidor contatou com Vera Brandimarte, do "Valor Econômico", Paulo Andreoli, Thomas Traumann, da "Época", Elvira Lobato e Guilherme Barros (chamado de "Bastos"), da Folha, e João Saad, da "TV Bandeirantes".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração