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segunda-feira, 7 de julho de 2008

Internet poderosa


A internet já tem um potencial de 41,5 milhões de eleitores com idade superior a 16 anos. Esse é o número de brasileiros que acessam a web, segundo dados do Ibope/NetRatings relativos ao primeiro trimestre deste ano. As classes C (37%) e D (13%) já representam 50% do total de usuários. Mas para o candidato brasileiro chegar a esses votos não é fácil. Tem de enfrentar a legislação atual que confina a propaganda a um único site e deixa brechas para outros casos, como as redes sociais e o correio eletrônico.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que se posicionará à medida que os processos forem chegando. Os parlamentares devem se reunir nesta semana com o presidente do TSE para tentar alterar as regras. Há quem defenda a possibilidade de doações por cartão de crédito, a exemplo da campanha do candidato à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama.

A pouca familiaridade dos candidatos com novas tecnologias também preocupa os especialistas que, no entanto, apostam suas fichas no que classificam de um movimento irreversível. "A internet é uma excelente forma de atrair os jovens, mais refratários ao discurso político", diz o pesquisador Marcelo Coutinho.

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