Pages

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Gilmar Mendes decide hoje se solta ou não Daniel Dantas





O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, deve julgar na tarde desta quarta-feira (9) o pedido de habeas corpus feito pela defesa do proprietário do banco Opportunity, Daniel Dantas, preso ontem durante a Operação Satiagraha. De acordo com nota do STF, o habeas corpus foi impetrado em junho, antes mesmo da ação da PF ser deflagrada, e pedia salvo-conduto para impedir a possível ordem de prisão ou de busca e apreensão contra Dantas e sua irmã e sócia Verônica. A defesa também solicitou acesso aos autos do inquérito instaurado na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Ainda em junho, o relator, ministro Eros Grau, solicitou informações no processo e abriu vista dos autos à Procuradoria Geral da República, para elaboração de parecer, que foi entregue ontem (8) ao STF.

Segundo a assessoria de imprensa do STF, Mendes é ó único ministro de plantão, já que o STF está em recesso. Nesta terça, ele criticou a ação da Polícia Federal, chamando a ação de "quadro de espetacularização das prisões".

Além de Dantas, a Operação Satiagraha prendeu o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, e o investidor Naji Nahas. Eles são acusados de crimes como formação de quadrilha, evasão e lavagem de dinheiro. Além deles, outras 21 pessoas foram presas, dois preventivamente. As prisões temporárias de Dantas, Pitta e Nahas valem por cinco dias.

Segundo o Ministério Público Federal em São Paulo, a intenção de manter os suspeitos presos é para preservar provas. *Com informações da Agência Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração