Pages

sábado, 19 de julho de 2008

Decisão de Gilmar Mendes pode levar inquérito da Operação Satiagraha ao STF



Uma frase no último despacho do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, sobre a Operação Satiagraha a Justiça Federal e o Ministério Público em polvorosa. Segundo reportagem de Soraya Aggege, Carolina Brígido e Henrique Gomes Batista, publicada neste sábado no jornal O Globo, nos corredores das duas instituições, comenta-se que a qualquer momento todas as investigações envolvendo o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Naji Nahas poderiam ser retiradas de São Paulo e levadas a foro especial.

Depois do afastamento do delegado que comanda as operações, Protógenes Queiroz, "o próximo trunfo de Brasília" será a retirada estratégica do juiz Fausto de Sanctis - que entra em férias neste sábado -, afirmaram várias autoridades envolvidas nas apurações.

A decisão de Gilmar, em favor do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), foi de dar-lhe acesso a todo o inquérito, já que ele foi citado nos grampos da Polícia Federal (PF) e tem sido citado nos jornais como suposto colaborador de Dantas. No entanto, em seu despacho, Gilmar escreveu: "O mesmo direito deferido aos pacientes de acesso aos autos do procedimento investigatório deve ser estendido a todos os demais investigados, no que se inclui o senador Heráclito Fortes (...)".

- Quando o presidente do STF afirma que um senador é "investigado", significa que agora basta a este mesmo senador pedir seu direito ao foro especial. Ou seja: embora Heráclito não seja investigado, não seja alvo no inquérito, uma instância superior definiu, por escrito, que ele é "investigado", o que é um absurdo para dar uma brecha para que o caso saia de São Paulo e ganhe foro privilegiado - disse uma alta fonte da Justiça Federal.

A assessoria de imprensa do ministro nega a possibilidade. Segundo o STF, a decisão serviu apenas para garantir o acesso do senador ao caso, já que ele foi citado nas gravações. Não haveria nenhuma intenção de tirar o caso da 6 Vara Federal.Enviado por: Lafaiete Luiz - Globo

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração