Com cerca de 34.000 habitantes, no ano passado quase 10% da população adulta da cidade conseguiu auxílios-doença ou aposentadorias por invalidez do INSS, número que chama atenção por ser muito maior do que o comum nas demais cidades.
Após mais de 2 anos de investigação, com escutas telefônicas, a Polícia Federal confirmou a atuação de uma quadrilha que cometia fraudes na agência da Previdência Social local, o que levou 19 políticos, funcionários e médicos peritos à prisão, incluindo 3 vereadores. Um deles é o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana (PMDB), João Batista Magalhães, que é também servidor do INSS.
A quadrilha concedia auxílios-doença e aposentadorias por invalidez para os integrantes do grupo e pessoas capazes e aptas ao trabalho, como parentes, amigos e eleitores dos acusados.
Numa amostra de 85 segurados re-periciados no Ministério Público Federal em Itaperuna, os peritos constataram fraude ou fortes indícios de fraude em 84 benefícios, o que demonstra a gravidade dos fatos. Entre as fraudes denunciadas, estão a falsificação de documentos e o saque de benefícios previdenciários de terceiros, com a partilha do dinheiro entre os acusados.
Os denunciados são:
- Servidores do INSS: Francisco Ferreira Cotts; João Batista Chaves Magalhães; Ari Rodrigues Maria; José Renato de Rezende; Regina Célia Ribeiro Couto; Sérgio Luiz de Freitas Oliveira; Écio Luis de Abreu; Reginaldo José Salles das Neves; Ronaldo José Salles das Neves.
- Médicos Peritos: Joguimar Moreira dos Santos; Pedro Manhães Filho; Veider João da Cruz Ferreira; Agostinho Seródio Boechat; Diacre Sacre Gonçalves.
- Outros investigados: Fabrina Martins Sarmento Rodrigues; José Roberto de Rezende; Edimar Araújo De Oliveira; Crebylon Moreira de Farias; Bill Carlos Manhães
Com prisão temporária decretada:
- Servidores do INSS/Bom Jesus do Itabapoana: Terezinha Xavier Moreira das Neves; Rogério Pimenta Gomes; Aladir de Aquino Rodrigues.
- Advogados: Ziraldo Tatagiba Rodrigues; Paulo Figueiredo.
- Outros Investigados: Ana Mary Soares; Nilton de Almeida Lima; Marcos Antônio da Silva Arueira; Maria Helena Perciano; José Maria Perciano; André Luiz Pecly de Garcia.
Fonte: Jornal do Brasil
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração