Pages

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Lula é homenageado na Bovespa


Representantes do mercado financeiro e de capitais homenagearam hoje o Presidente Lula em uma cerimônia na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), na capital paulista. Durante homenagem, Lula disse que que o país não é província, mas potência no mercado de capitais. Lula destacou a fase de crescimento do pais e comparou à chegada ao paraíso."Nós que já vivemos num país com crescimento zero e de inflação de 80% ao mês diríamos que esse momento que estamos vivendo é quase chegar até o paraíso. Com mais um tempo chegaremos lá", afirmou o Presidente

Em discurso na Bolsa, Lula ironizou aqueles que, no passado, diziam que o Ibovespa --principal indicador da Bolsa de São Paulo-- não chegaria a 20 mil pontos. O índice alcançou o último recorde em 20 de maio, aos 73.516 pontos.

"Também se tratando de mercado de capitais, o Brasil não é uma província. É uma potência. Não queremos ser o primeiro, mas que as pessoas reconheçam que esse país faz do mercado de capitais também uma das molas de crescimento", disse Lula.

Grau de investimento

Neste ano, as agências de análise de risco Standard and Poor’s e Fitch Ratings concederam o grau de investimento ao Brasil, o que significa que o país passou a ser considerado local seguro para investimentos estrangeiros.

A avaliação de risco de investimento é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado em que eles escolhem para aplicar seu dinheiro.

A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em questão.

O principal benefício de o país se tornar "investment grade" é atrair grandes investidores de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.


Lula foi homenageado nesta segunda-feira na BM&F Bovespa, em cerimônia de comemoração ao grau de investimento. "A Bovespa e o mercado de capitais devem muito ao presidente Lula. O Brasil passa por uma revolução silenciosa de investimentos de longo prazo, graças à estabilidade da economia e à formação de poupança. É uma revolução cultural que veio para ficar", disse Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bovespa.


Para Manoel Felix Cintra Neto, ex-presidente da BM&F, a obtenção de grau de investimento por duas das três principais agências de classificação de risco foi uma vitória do governo Lula.

"É uma vitória do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que entra para a história com merecido crédito por ter defendido a estabilidade econômica. A solidez da economia provou mais uma vez este ano que o Brasil ficou fora do "subprime" [crise de crédito de alto risco] e mostrou que tem política econômica consistente", disse Cintra Neto.


Estiveram presente na cerimônia o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Guido Mantega (Fazenda). O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM)

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração