Pages

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Setor público faz economia recorde para mês de março

O setor público brasileiro registrou em março superávit primário de 15,403 bilhões de reais, valor recorde para o mês e mais que o dobro do resultado positivo obtido no mesmo período do ano passado.

A cifra superou os vencimentos de juros e, com isso, o país gerou um superávit nominal de 3,99 bilhões de reais.

O governo também contabilizou superávit nominal no primeiro trimestre, de 3,043 bilhões de reais, segundo os dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira. Foi a primeira vez que o setor público obteve resultado nominal positivo no período de janeiro a março.

Além disso, o déficit nominal acumulado em 12 meses ficou em 1,64 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) --melhor resultado da série.

"O relatório fiscal de março reforçou a percepção de que os riscos nessa frente permanecem limitados", comentou o economista Diego Donadio, do banco BNP Paribas Brasil, em relatório.

O bom desempenho fiscal do Brasil tem sido resultado principalmente de um crescimento das receitas tributárias com o aquecimento da economia. No primeiro trimestre, a performance também foi influenciada pelo atraso na aprovação do Orçamento, o que limitou os gastos do governo federal no período.

A estimativa do Tesouro Nacional e do BC é de que, ao longo do ano, o resultado primário diminua e convirja para a meta de 3,8 por cento do PIB. Em 12 meses encerrados em março, o superávit primário foi equivalente a 4,46 por cento do PIB.

"O governo acumulou uma gordura para cumprir a meta sem dificuldades", afirmou a jornalistas o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, lembrando que os investimentos do governo tradicionalmente aceleram ao longo do ano.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração