Pages

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Avaliação positiva de Lula é a maior desde início da pesquisa CNT/Sensus, em 1998

A avaliação positiva de 57,5% do governo Lula, registrada pela pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, é a mais alta desde que a sondagem começou a ser realizada, em setembro de 1998. O segundo melhor índice registrado pela pesquisa foi do próprio Lula, em janeiro de 2003, quando o governo petista recebeu o apoio de 56,6% da população --mês em que foi empossado no cargo.

O melhor índice registrado pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi de 32% de aprovação --registrado em dezembro de 1998.

O tucano também contabilizou o pior índice na série histórica da pesquisa em setembro de 1999, quando seu governo foi rejeitado por 65% dos entrevistados. Na época, o ex-presidente enfrentou sucessivas crises econômicas internacionais, como a asiática e a russa, que se desenvolveram entre 1997 e 1999.

Na pesquisa divulgada hoje, 57,5% avaliaram o governo Lula como positivo. Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro passado, 52,7% consideraram o governo do petista positivo. Desta vez, apenas 11,3% dos entrevistados avaliaram o governo como negativo, contra outros 29,6% que o consideram regular.

A avaliação pessoal do Presidente Lula também subiu de 66,8% para 69,3% de fevereiro a abril deste ano. Somente 26,1% desaprovaram o presidente, enquanto 4,7% não responderam. Os índices de popularidade de Lula só perderam, em abril de 2008, para as avaliações de sua popularidade registradas em 2003 --o ano em que foi empossado no cargo --quando obteve 83% de aprovação.

O diretor da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, disse que o bom desempenho do governo Lula pode ser atribuído ao crescimento da economia, geração de empregos e programas sociais implantados pela Presidência da República.

Terceiro mandato

Diante de um cenário favorável a Lula, a pesquisa também mostra que a maioria dos brasileiros apóia um terceiro mandato ao atual presidente. Entre os entrevistados, 50,4% são favoráveis a mais um mandato para o o Presidente Lula, enquanto 45,4% se mostraram contrários à permanência de Lula no poder.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos, o que aproxima os dois índices --embora a aprovação ao terceiro mandato seja maior.

A pesquisa também mostra que, se a Constituição Federal fosse modificada para Lula disputa o terceiro mandato, o presidente ganharia com folga a disputa frente ao governador tucano José Serra (PSDB-SP). Lula receberia, segundo a pesquisa, 51,1% dos votos, enquanto Serra teria o apoio de 35,7% dos entrevistados. Outros 13,3% não opinaram ou votariam em branco ou nulo.

Com a contabilidade apenas dos votos válidos, Lula também teria o apoio de 58,8% da população, contar apenas 41,2% dos eleitores.

Nas eleições de 2006, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o petista recebeu o total de 60,8% dos votos válidos contra 39,2% recebidos pelo tucano Geraldo Alckmin (PSDB). Na disputa com Serra em 2002, Lula recebeu 61,3% dos votos válidos enquanto Serra, 38,7%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 21 e 25 de abril em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas duas mil pessoas . Com informações da Folha

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração