Pages

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Polícia Federal conclui que não houve grampo no TSE


Laudo do Instituto de Criminalística não encontra sequer indícios de escutas clandestinas nos telefones do tribunal

A Polícia Federal deve concluir amanhã o inquérito sobre a suposta instalação de grampos em linhas telefônicas usadas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Mello, e por mais dois ministros da Corte. Um laudo preliminar do Instituto Nacional de Criminalística, que será concluído hoje, informa que não foram encontrados nem mesmo indícios de escutas clandestinas nos telefones de Marco Aurélio e de seus colegas Marcelo Ribeiro e Cézar Peluso, este último ministro também do Supremo Tribunal Federal.

A denúncia sobre o suposto grampo foi feita em relatório pela empresa de segurança privada Fence, contratada pelo TSE, e divulgada por Marco Aurélio.

- Grampo naquelas linhas telefônicas só se tivesse sido feitos por alguma operadora e, ainda assim, não são todas as operadoras que têm equipamentos suficientes para fazer este tipo de grampo. Grampo ali (TSE e STF) só se for no cabelo de alguém - disse ao GLOBO um dos investigadores do caso.

A denúncia sobre a suposta espionagem dos ministros do TSE e do Supremo foi formalizada segunda-feira da semana passada pelo diretor-geral do tribunal eleitoral, Athayde Fontoura Filho. Com base em relatório da Fence - Consultoria Empresarial Ltda, Fontoura convocou uma entrevista coletiva para informar que as linhas telefônicas usadas por Marco Aurélio, Peluso e Ribeiro poderiam ter sido alvo espionagem clandestina.

Nos dias seguintes, Marco Aurélio deu entrevistas sobre o caso. Numa delas, disse que os grampos poderiam ter sido instalados por agentes do Estado.

Empresa faz varreduras nos telefones do TSE desde 2003

A partir dessas informações, Marco Aurélio acionou o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. O procurador pediu, então, para que a PF abrisse inquérito para apurar o caso. Em menos de uma semana, a Divisão de Contra-Inteligência da PF chegou à conclusão de que não há vestígios de grampo nas linhas indicadas pela Fence.

A empresa é contratada para fazer varreduras mensais nos telefones fixos dos ministros do TSE desde 2003. Depois da primeira denúncia, o TSE determinou que as varreduras fossem feitas a cada semana até o fim deste mês.

A Fence apontou a existência de indícios de grampos em telefones dos gabinete de Marco Aurélio e Peluso no STF. Também foram denunciados grampos no telefone-fax do gabinete no TSE do ministro Marcelo Ribeiro. O diretor Athayde explicou, na ocasião, que os próprios ministros indicam que telefones desejam ver checados. Na última checagem, Peluso pediu que, além dos telefones do TSE, também fossem verificados os telefones que usa no STF, assim como Marco Aurélio e o ministro Carlos Ayres Britto.

No início do ano, a PF também foi acionada para investigar suspeita de grampos nos telefones do então relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), mas nada foi encontrado. Quero saber se Marco Aurélio Tucano de Mello, virá a publico pedir desculpa aos Petistas. Como o leitor sabe, esse senhor canalha, Marco Aurélio Mello,declarou ao jornal Valor Econômico que, o objetivo do grampo foi realizar algum tipo de chantagem contra os ministros que vinham se destacando pelo rigor em seus votos, nos quais condenaram a campanha de Lula à perda de vários minutos de campanha. E ai? vai ficar o dito pelo não dito?


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração