Pages

sábado, 28 de agosto de 2010

O fim de uma era

Senadores experientes que ganharam os holofotes nos últimos oito anos estão ameaçados de sair de cena no início de 2011. Apesar de terem ocupado as páginas dos jornais e frequentado de maneira assídua a tribuna do Senado por quase uma década, eles, agora, têm a eleição ameaçada. Alguns mantiveram o discurso ultrapassado e utilizam a campanha não para apresentar novas ideias, mas para denegrir a imagem dos oponentes. Outros, além de envolvidos com esquemas de corrupção, fazem campanha semelhante à de coronéis que dividiam os Estados em currais eleitorais. De acordo com especialistas, o eleitor, cada vez mais bem-informado, vem mostrando que quer sangue novo e exige competência. “Há dois terços do Senado em disputa e haverá uma grande renovação”, diz o diretor do Diap, Antônio Augusto Queiroz. “Dos 30 que tentam a reeleição, quase a metade não deve se reeleger.”

A degola ameaça principalmente os senadores de oposição do Nordeste, que apostaram num discurso surrado e de crítica sistemática ao governo Lula no Congresso. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que utilizou a CPI dos Bingos para minar o governo, corre sério risco de ficar sem mandato. Ele está em terceiro lugar nas pesquisas, com 24% dos votos, atrás do ex-governador Wellington Dias (PT-PI), que tem 55%, e de Mão Santa (PSC-PI), com 30%. “Estou recebendo um bombardeio direto do Palácio”, reclama Heráclito. “Eles não têm o direito de usar a máquina do governo, de distribuir verbas e convênios para favorecer seus aliados. As candidaturas mais caras são as do governo”, justificou. Outro que usou a CPI para atingir o governo foi o senador Efraim Morais (DEM-PB). Com uma diferença: Efraim é acusado de envolvimento em esquemas de corrupção. As denúncias vão desde a distribuição de cargos a servidores fantasmas no Senado até a cobrança de propinas em contratos de serviços públicos. Na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera as pesquisas ao Senado, com 52% dos votos. Em segundo lugar está o prefeito de Campina Grande, Vital do Rego Filho (PMDB), com 25%. Efraim tem 22%.

Outra figura carimbada da política brasileira que corre o risco de ficar sem mandato é o senador Arthur Virgílio (PSDB). Dono de um discurso ácido e de críticas pesadas, ele aproveita sua campanha para desferir duros golpes nos concorrentes. Mas essa estratégia não tem garantido votos para Virgílio. O ex-governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB) tem 82% e a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) está em segundo lugar, com 39,3%. Virgílio aparece com 39%. No Rio Grande do Norte, o senador José Agripino Maia (DEM), que chegou a bater boca com a ministra Dilma Rousseff em audiência no Senado, está em segundo lugar nas pesquisas, com 39%, mas vê o avanço de sua oponente, a ex-governadora Wilma Maia (PSB), que já tem 32%. Em primeiro lugar está o ex-presidente do Senado Garibaldi Alves Filho (PMDB), com 41%. Leia mais aqui.

10 Comentários:

Reg disse...

Esta limpeza na política já vem ocorrendo normalmente deste as eleições de 2002, muito embora o ficha limpa tenha acelerado a limpeza.
Escaparam do ficha limpa, mas não do crivo do povo.

Reg disse...

Fim da picaretagem, do circo, dos detratores de Lula.
Daqueles, que em busca dos holofotes da Globo/Band transformaram o Congresso Nacional do Brasil, tentando derrubar um governo legítimo;num verdadeiro circo de horrores.
Assim, o povo brasileiro nestas eleições vai mandar todos estes detratores do Lula PARA casa, para o inferno.
Muito bom para sentirem o gosto do veneno que inocularam no povo brasileiro durante o governo da quadrilha da qual participaram para saquear o País.
Tudo desempregado.

edward arthur disse...

DEPOIS DESSA ELEIÇÃO OS NEOS LIBERAIS VÃO AGORA TENTAR IMPEDIR AS PESQUISAS PÚBLICAS PRA ESSA PARCEIRA ELITE MÍDIA COMPRADA LTDA NÃO FALIR. DESSA DUPLA “HUMILHA INTELIGÊNCIA” NÃO PODEMOS ESPERAR MAIS NADA. ESTAMOS DE OLHO!

Anônimo disse...

Teni de varrer essa coronelada toda. São Tudo colonizado, elitista, neoliberal, entreguista e enganador (pobre que se "exploda") e têm um ódio doentio de funcionário público, de trabalhador que se filia a sindicato e de tudo que reclame alguma coisa. E mais: nunca aceitaram qualquer crítica e vivem apontado seus dedões pros outros. Acusam meio-mundo de ser ladrão e não provam NADA. Fora com essa cambada.

Ruy Barbosa Maciel- GV MG disse...

Mas aí é que as coisas ficam interessante... Ganhar do Zé Pedágio é mole, não tem nem graça. O presidente Lula tá ganhando a eleição com sua candata é contra o PIG! Contra todo um oligopólio UDENISTA!

Ruy barbosa Maciel- Governador Valadares MG

Reg disse...

Os empregados da globo, band, agora estão com uma chamada no ar como se Lula tivesse praticado algum tipo de censura durante o seu governo.
São apenas empregados, não jornalistas, que ganham gordos salários apenas para falar mal do governo.
Vão à merda.
Um bando de lacaios a serviço da empresa para a qual trabalham e o PT deve aproveitar o horário eleitoral para desmascarar esta farsa e mostrar em letras garrafais a lei do fhc, o maldito, lei de número 9504/1997.
Pelo direito à informação, à livre expressão, direito à verdade e contra o golpe da globo/CIA.
Devem estar sorrindo com o crachá das empresas - bando de lacaios.

Airton disse...

Serra e o clube da aeronáutica :

http://metalcadente.blogspot.com/2010/08/serra-e-o-fx-2.html

Lea disse...

Helena.

Eu sempre dou uma zapeada nos blogs de esgoto pra ver como está a temperatura. Veja que interessante.

Coturno Noturno.//// Que em outros tempos mostrava todo prosa as pesqusas, dizendo que uma onda azul se atastrava pelo país. Passou a questionar Sensus, Vox populi, e depois Ibope e mas recentemente Datafolha. Agora nem publica resultado de pesquisas desde que Dilma abriu vantagem grande em cima do Serra.
Não há como dizer que essa ou aquela pesquisa esteja mentindo, já que todas estão na mesma direção.
Hoje ele dizendo que não vai publicar comentários mentirosos, não quer pagar mico( ISSO VINDO DE UM DEMOTUCANO).
Ele referia-se o fato de Dilma não poder ir ao EUA e a Europa, disse que é mentira que Dilma pode entrar no EUA e já esteve lá e até foi fotografada com Obama.

O mesmo acontece com RA, não publica pesquisaS, não comenta pesquisaS, só diz que vai lutar até o fim, não vai desistir/hehehehe.
Só que não para de nos atacar, sempre criticou Lula,Dilma.Celso Amorim. Agora a bola da vez é Franklin Martins.... Franklin deve ter mexido n calos dele.
Mas falar de pesquisa que é bom até agora nada. e outros vão pelo mesmo caminho. Augusto Nunes, Ricardo Fiuza.nadica de pesquisa, é como não existisse.
Quem diria, a turma do já ganhou, virou a turma do já perdeu.
Ver essa gente derrotada não tem preço.

PARA PRESIDENTE: DILMA 13 PARA O BRASIL SEGUIR MUDANDO.

Eason Nascimento disse...

Um levantamento da situação atual para o senado em todo o país poderia nos dar uma visão sobre o que é possível Dilma ter de apoio ou não, quanto ao seu futuro mandato.
http://easonfn.wordpress.com

Giovanni Gouveia disse...

Faltou o "marco zero de Pernambuco", Magro Maciel está em segundo, mas já sentindo o bafo no cangote de Armando Monteiro...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração