30% foi a alta média da Bovespa até 20/12 44.263 pontos foi o recorde do Ibovespa este ano
O mercado de ações está em alta há quatro anos seguidos. E a tendência de valorização continua forte. Até quando?
Você pretende investir em ações em 2007? Se olhar para trás, verá que a Bolsa de Valores foi o melhor negócio do mercado financeiro nos últimos quatro anos. O índice Ibovespa, que reflete o desempenho dos papéis mais negociados, terminou 2002 em 11.268 pontos e chegou ao final de 2006 na casa dos 43.500 pontos. A valorização média da Bolsa no primeiro mandato do presidente Lula foi de 286% até a quarta-feira 20. Para alguns investidores, a festa foi ainda melhor. Quem comprou em ações da Petrobras ganhou 423%. Do Banco Itaú, 405%. Do Bradesco, 491%. Como não dá para voltar no tempo para investir, fica a pergunta: há espaço para se ganhar dinheiro na Bolsa no ano que vem?
Muitos gestores de investimentos acham que as ações terão mais fôlego para crescer em 2007. Há previsões de que o Ibovespa poderá avançar em torno de 20% nos próximos 12 meses. O HSBC Investments aposta que o índice alcançará 51 mil pontos em dezembro próximo. A Corretora Itaú vislumbra 52 mil. Não importa o número exato, mas, sim, a tendência. O risco de se investir em ações é o de sempre: alto. Mas há bons motivos para crer que a expectativa de alta tem grandes chances de se concretizar. Do ponto de vista macroeconômico, pouca coisa deve mudar. “Teremos mais do mesmo”, diz o economista Edmar Bacha. Os juros cairão mais um pouco e o câmbio ficará estável. Nessas condições, a economia deverá crescer moderadamente no próximo ano. Isso, se a conjuntura internacional permanecer favorável e o risco-país continuar baixinho, como se prevê. “Não vejo nenhum cataclisma a caminho”, diz Bacha. Quanto maior a estabilidade, mais as empresas se animam a investir, o que é bom para suas ações.
Oferta e demanda permanecem aquecidas. Os investidores estrangeiros abocanharam mais de 70% dos lançamentos de ações na Bovespa em 2006 e continuam ávidos por bons negócios. Novos papéis devem estrear na Bolsa nos próximos meses. A fila para autorização da Comissão de Valores Mobiliários já tem 17 inscritos. Esse número pode dobrar em 2007. “O mercado quer ações de empresas com boas perspectivas de crescimento, liquidez em Bolsa e práticas de governança corporativa”, afirma Jean-Marc Etlin, vice-presidente do banco de investimentos Itaú BBA. Faça suas apostas.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração