Pages

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Maluf é denunciado por lavagem de dinheiro


É para rir? Ou é para chorar? Juvenil diplomado mesmo com o carimbo de ladrão na testa. Agora mais uma vez ele. Maluf: O Ministério Público denunciou, hoje, o ex-prefeito de São Paulo e deputado federal eleito, Paulo Maluf, por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A acusação se baseia em 30 mil documentos bancários.Hospedado num dos hotéis mais luxuosos de Paris, Paulo Maluf decidiu criar fundos de investimentos, diz o Ministério Público Federal.Era março de 1997, três meses depois de Maluf ter deixado a Prefeitura de São Paulo. Contas de sete fundos e quatro empresas atribuídas à família Maluf foram abertas em três bancos diferentes de Jersey, no Canal da Mancha.Por essas contas em Jersey passaram US$ 200 milhões em dez anos, de acordo com peritos do Ministério Publico.

“É dinheiro de crimes contra a administração pública ou simplesmente corrupção”, afirma o procurador da Republica responsável pela denúncia.Advogados dos Maluf relataram: “A intenção da família era usar os fundos de Jersey para trazer dinheiro de volta ao Brasil”.Foi o que aconteceu, diz a procuradoria: os fundos compraram mais de US$ 90 milhões em debêntures conversíveis em ações da Eucatex, a empresa da família Maluf, com escritório em um prédio, em São Paulo.A conclusão: “Recursos criminosos retirados do município pelo esquema do então prefeito Paulo Maluf puderem ser reintegrados ao sistema financeiro nacional”. De acordo com a investigação, dinheiro desviado de obras públicas correu parte do mundo e voltou para o mesmo lugar.


“Existe uma série de operações financeiras realizadas com o único intento de afastar esses valores dos seus reais autores; no caso Paulo Salim Maluf e seus familiares”, afirmou o procurador da República Rodrigo de Grandis. Além de Paulo Maluf, apontado como o chefe do esquema criminoso, foram denunciados a mulher dele, os filhos, um genro, uma nora, um administrador estrangeiro das contas e um casal de doleiros.A Procuradoria da República pediu, esta tarde, abertura de processo criminal contra os 11 acusados por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Mas a análise dos extratos bancários demonstrou que não há dinheiro bloqueado em Jersey. O que existe são contratos de compra de ações da Eucatex. De acordo com a procuradoria, a família Maluf trouxe de volta os dólares e deixou no cofre lá fora apenas os papéis.

Estamos bem representados no congresso no ano de 2007.Ou não?

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração