Pages

domingo, 15 de julho de 2018

Depois do Chile, esquerda uruguaia se une contra perseguição judicial a Lula



A coalizão Frente Ampla (FA, esquerda), que governa o Uruguai, se uniu diante da perseguição judicial no Brasil contra o ex-presidente Lula, e disse estar atenta aos próximos acontecimentos no país vizinho.

Uma resolução da Mesa Política Nacional do FA publicada na sexta-feira no portal da coalizão indicou que "estamos diante de uma perseguição judicial ao ex-presidente Lula não só para evitar que seja candidato (nas eleições de outubro), mas também para impedir que faça campanha eleitoral".

 Existe uma nova ofensiva judicial e da Polícia Federal contra o ex-presidente, após a decisão de um desembargador de libertar Lula ter sido revertida.

Líder nas pesquisas para as eleições presidenciais de outubro com 30% das intenções de voto, Lula cumpre há mais de três meses uma pena de 12 anos e um mês de prisão

O ex-presidente defende sua inocência e seus advogados tentaram, sem sucesso, que ele seja beneficiado com um Habeas Corpus que lhe permita se defender em liberdade até que se esgotem todos os recursos.

Lula anunciou sua candidatura, que deve ser invalidada pelo tribunal eleitoral devido à lei da "Ficha Limpa".

Na quinta-feira, Lula foi absolvido em um de seus seis processos judiciais pendentes.

Segundo a coalizão governista uruguaia, a situação processual de Lula expressa a conivência entre atores judiciais e a Polícia Federal que afeta o Estado de Direito do país vizinho.

A postura da FA se soma à  Chile, que apoiou a candidatura de Lula em uma carta divulgada na terça-feira, com a assinatura da ex-presidente socialista Michelle Bachelet e de outras figuras.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração