Pages

sábado, 23 de dezembro de 2017

Artistas e intelectuais lançam manifesto em apoio a Lula



Mais de 500 intelectuais, artistas e integrantes de movimentos sociais divulgou nas redes sociais nesta terça-feira um manifesto em apoio a Lula, com críticas à atuação do Judiciário contra o ex-presidente. Entre os signatários do documento "Eleição sem Lula é fraude" estão Chico Buarque, Raduan Nassar,Luiz Carlos Bresser Pereira e o filósofo americano Noam Chomsky.

No manifesto, o grupo critica a celeridade do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ao marcar o julgamento de Lula na segunda instância no dia 24 de janeiro e afirma que é um "puro ato de perseguição da liderança política mais popular do país", para impedir o petista de disputar a eleição presidencial de 2018.

"Lula cresce nas pesquisas em todos os cenários de primeiro e segundo turno e até pode ganhar em primeiro turno. O cenário de vitória consagradora de Lula significaria o fracasso do golpe, possibilitaria a abertura de um novo ciclo político", afirma o documento. "Por isso, a trama de impedir a candidatura do Lula vale tudo:condenação no tribunal de Porto Alegre, instituição do semiparlamentarismo e até adiar as eleições. Nenhuma das ações elencadas estão fora de cogitação. Compõem o arsenal de maldades de forças políticas que não prezam a democracia".

O grupo afirma que o país vive "um momento de encruzilhada". "Ou restauramos os direitos sociais e o Estado Democrático de Direito ou seremos derrotados e assistiremos a definitiva implantação de uma sociedade de capitalismo sem regulações, baseada na superexploração dos trabalhadores".

No manifesto, os signatários afirmam que a "perseguição a Lula não diz respeito somente ao PT e à esquerda, mas a todos os cidadãos brasileiros" e que o futuro da democracia está em jogo.

Assinam também o documento o escritor Milton Hatoum, o cientista político Luiz Felipe de Alencastro, o líder do MST, João Pedro Stédile, o ex-ministro Roberto Amaral entre outros.Leia também:José Serra e Aloysio Nunes, livres de investigação  não vão pagar pelos crimes de corrupção. Saiba por que aqui 

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração