Pages

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Temer convoca das Forças Armadas para dispersar manifestação contra ele em Brasília



‘Espero que a notícia não seja verdadeira’, diz Marco Aurélio sobre decreto que autoriza militares na Esplanada

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na tarde desta quarta-feira que está “preocupado” com os protestos que tomaram conta de Brasília. Ele interrompeu o julgamento para dizer que esperava não ser verdadeira a notícia de que o Executivo baixou um decreto autorizando a presença de militares nas ruas para garantir a ordem.

Voto um pouco preocupado com o contexto. Eu espero que a notícia não seja verdadeira. O chefe do Poder Executivo teria editado um decreto autorizando o uso das Forças Armadas no Distrito Federal no período de 24 a 31 de maio — disse o ministro. E é verdade sim



Nenhum outro integrante do tribunal comentou a fala do colega. Embora fosse possível ouvir do plenário do tribunal o barulho de bombas e de helicópteros sobrevoando a Esplanada dos Ministérios, os ministros realizaram uma sessão de julgamentos como se nada estivesse acontecendo do lado de fora. A pauta era tributária. No momento da declaração de Marco Aurélio, o plenário discutia regras para a cobrança da Cofins.

A manifestação desta quarta-feira, a maior contra Temer, estava tranquila,   de repente, uma correria, a cavalaria havia entrado no gramado onde estava os manifestantes, muito deles sentados.Temer mandou  Força Nacional de Segurança, um grupo militar que costuma não atuar na capital, e por homens do Exército e até da Marinha, que atuaram nas áreas em volta dos prédios dos ministérios. Chamou atenção também o aparato e o clima de tensão no Palácio do Planalto. A segurança da Presidência chegou a colocar 30 homens do batalhão da guarda presidencial com escudos em cima da rampa, um símbolo da política e arquitetura da cidade.

No entanto, toda a Praça dos Três Poderes, onde fica localizado o Planalto, já estava cercada. Não haveria manifestantes próximos para justificar a presença até de cachorros na segurança do palácio presidencial. A tática  de Temer era  de dispersar a multidão que protestavam contra ele. Houve lançamento de bombas no grosso da multidão que estava no gramado entre os prédios do Itamaraty e do Ministério da Justiça, mais acima do gramado do Congresso. As Tropas de choque lançam bomba  até no gramado, onde estão sendo atendidos feridos.
Michel Temer acionou Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a  mesma usada em tempos de ditadura para que as Forças Armadas dispersar manifestação
O decreto de Temer foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e estabelece que as tropas federais atuarão na capital por uma semana, até o dia 31. 
 A GLO é invocada, segundo a Defesa, quando há "esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem".O que não era o caso O dispositivo constitucional, que é de atribuição exclusiva do presidente da República, prevê que os militares podem, provisoriamente, atuar com poder de polícia.

Policiais militares do Distrito Federal utilizaram armas com munição letal(bala de verdade) durante manifestação contra  Michel Temer (PMDB) e pela convocação de eleições diretas nesta quarta-feira (24).
A Folha flagrou o uso de armas letais por policiais que não faziam parte do batalhão da tropa de choque, na Esplanada dos Ministérios, no meio da multidão.

E a imprensa, agora a noite, teve que engolir a seco e reconhecer que o protesto assustou Temer...Manchete do Estadão publicado no site Uol


1 Comentários:

redomona disse...

COVARDE, CAGAO! ISTO LÁ É ATITUDE DE PRESIDENTE DE UM PAIS SERIO? PEGUE SUA TROUXINHA E SAIA DE MANSINHO ANTES QUE SE BORRE TODO DE NOVO!!?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração