Pages

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Mídia Internacional repercute depoimento de Lula


Os jornais de maior destaque no cenário internacional destacaram nesta quarta-feira (10) o depoimento prestado por Lula  ao juiz federal Sérgio Moro, no âmbito da Lava Jato.

O norte-americano The New York Times descreveu o clima de expectativa dos brasileiros e lembrou que o ex-presidente mais popular da história do país e o favorito nas eleições do próximo ano. O NYT mencionou a trajetória de Lula como líder sindical, e o outro, continua o jornal, um juiz de fala mansa que representa as leis e tem como principal objetivo criar um obstáculo à candidatura do petista.

O espanhol El País afirma que este será o primeiro de muitos depoimentos do ex-presidente Lula, acusado de corrupção pela operação Lava jato e desdobramentos. O veículo observa que será um embate entre o juiz e o ex-presidente mais populares do Brasil.

O jornal francês Le Monde chama Lula líder de esquerda  e afirma que ele segue sendo favorito para eleição de 2018.

O The Guardian relatou que o encontro reuniu o presidente mais popular da história brasileira, referindo-se a Lula. Após a audiência, Lula e Dilma Rousseff fizeram discursos inflamados para uma grande multidão, que entoava e gritava seu nome: "Lula, guerreiro do povo brasileiro". O caso, segundo o jornal, está dividindo o Brasil.

Já o jornal italiano "La Repubblica" caracterizou esta quarta-feira (10) como "o grande dia da do político mais popular", ficará frente a frente com Moro

O China Daily informou que o depoimento atraiu milhares de simpatizantes do ex-presidente e do juiz Sérgio Moro.

o Clarín, falou da  barreira gigantesca de centenas de policiais militares vestindo coletes à prova de balas e armados até os dentes, impediam qualquer proximidade das mobilizações com o fórum judicial. O noticiário comenta que nem isso impediu que Lula fizesse contato com seus apoiadores e fala que o juiz Moro tomou várias precauções para evitar que Lula roubasse a cena, como por exemplo, proibir a transmissão on-line e a filmagem pelos advogados de defesa. 

O diário norte-americano Washington Post diz em sua manchete que ocorreu nesta data "o embate épico entre Lula No texto, a informação de que milhares de brasileiros estão indo (foram) para Curitiba, acompanhar o confronto entre um dos líderes mais populares da história do país .

O jornal francês Le Figaro destacou que que "o Brasil ficou em estado de suspense no primeiro confronto entre as duas personalidades mais populares do país: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  e de Sérgio Moro.Lula é um carismático político de 71 anos, guerreiro das lutas sindicais, enquanto Sergio Moro é um incansável juiz de 44 anos

Le Figaro complementa com a informação de que milhares de simpatizantes de Lula vieram de todos os cantos do país, vestidos de vermelho, demonstrar seu suporte diante do palácio da justiça do Paraná. Em contrapartida, analisa o texto, Moro pediu para que seus "torcedores" não fossem a Curitiba. 

A britânica BBC comunica que o ex-presidente brasileiro Lula tem grandes chance de vencer a corrida para as eleições presidenciais que correm no próximo ano, sendo o favorito até o momento.

O argentino Clarín aponta que esta será a primeira vez em três anos de Lava jato, em que o juiz Moro e o ex-presidente Lula da Silva estarão cara a cara. De acordo com o noticiário o papel de Lula será mostrar que o juiz Sergio Moro não tem provas contra acusações  contra ele. O periódico ressalta que após o "acerto de contas" o carismático político está pronto para sua candidatura á presidência em 2018.

O jornal argentino Página 12 publicou uma longa matéria sobre a primeira vez em que Lula da Silva e o juiz Sergio Moro estiveram cara a cara para o depoimento do ex-presidente. Para o diário, a obsessão por parte do magistrado em prender Lula é cada vez mais intensa e descreve o encontro que durou cinco horas e dez minutos. Página 12 afirma que durante o depoimento, Lula respondeu perguntas com firmeza e algumas vezes foi contundente quando confrontado pelo magistrado. Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, foi confrontado várias vezes pelo juiz Moro, especialmente quando Moro tentou misturar outros processos onde Lula responde.

De acordo com o jornal francês La Croix,.boa parte da população, a destituição de Dilma Rousseff foi um golpe de Estado e Sérgio Moro abusa de seu poder, ao "perseguir os acusados". La Croix lembra que, embora Lula seja detestado por uma parte da classe média, o petista é o "queridinho" das classes populares, que poderiam levá-lo a uma larga vitória no primeiro turno da eleição presidencial de 2018.

1 Comentários:

Marco Sampaio disse...

Infelizmente, perdemos pessoas como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Leonel Brizola, o cantor e compositor Taiguara e tantos outros humanistas que juntamente com Lula lutaram por um país mais justo e correto. Resta agora lutar contra uma ditadura que outrora militar, hoje, midiática, judicial e civil, a idiotização por essas mídias golpistas. Rezo todos os dias por Lula e torço para que ele consiga continuar lutando e desbravando caminhos pedregosos do Brasil. Quero deixar meu apoio e meu abraço a este grande líder.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração