Pages

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Gilmar Mendes contraria PF, atende pedido de Aécio e suspende interrogatório do tucano na Lava Jato


“PF não pode surpreender Aécio em depoimento, decide Supremo ”

Contrariando a recomendação da PF, o ministro do STF permitiu que Aécio tenha acesso ao depoimento de testemunhas antes de relatar a sua versão sobre um suposto esquema de corrupção em Furnas. O testemunho de Aécio também foi suspenso para que sua defesa possa se preparar com o novo material.  Em despacho, Gilmar  também proibiu a PF de ‘surpreender’

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu um depoimento que seria prestado pelo senador e presidente do PSDB, Aécio Neves, para a Polícia Federal. A decisão do ministro foi assinada nesta terça-feira (25), atendendo a um pedido do próprio tucano, que só quer falar após ter acesso a depoimentos de outras testemunhas já ouvidas no caso.

Relator do inquérito no STF, Gilmar Mendes também aceitou o pedido de acesso do senador aos depoimentos. Ele refutou argumento da PF de que o depoimento de Aécio Neves faria parte de uma única diligência policial ainda não concluída.

Aécio é investigado por  esquema de corrupção em Furnas. O doleiro Alberto Yousseff afirmou em delação premiada ter ouvido falar que o tucano recebia valores mensais, por meio da irmã, de uma das empresas contratadas por Furnas. O ex-senador Delcídio do Amaral também afirmou em delação que Aécio tinha ascensão sobre diretoria em Furnas. o senador nega as acusações.

Desde a abertura do inquérito, em maio de 2016, a Procuradoria Geral da República (PGR), que conduz as investigações, pede o depoimento de Aécio, que nunca ocorreu. No mês passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reiterou o pedido.

Na época da abertura do inquérito, em maio de 2016, o relator, Gilmar Mendes, chegou a suspender a coleta de provas no caso, pedindo mais justificativas da PGR para sua continuidade. Depois, a pedido de Janot, o ministro autorizou o prosseguimento da investigação.
O tucano usou como argumento a Súmula Vinculante 14, da Corte, que garante a todos os investigados acesso amplo aos autos das investigações. Mas atenção queridos leitores; Essa lei só vale para os tucanos. Dilma, Lula e políticos do PT já entraram com recursos solicitado acessos, e foi negado

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração