Pages

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

'The Guardian': Brasil revive chacina do Carandiru em profunda crise do sistema carcerário



O jornal britânico The Guardian publicou nesta segunda-feira (16) uma matéria sobre a crise do sistema carcerário do Brasil. O tumulto na prisão de Alcaçuz é o mais recente de uma onda de violência que deixou 140 mortos em duas semanas, enquanto as quadrilhas rivais lutam pelo controle das rotas de tráfico de drogas.

A reportagem diz que um novo motim ocorreu em uma prisão no nordeste do país, onde 26 prisioneiros foram mortos por uma facção de gangues rivais no fim de semana.

Como em uma série de outras revoltas nas prisões nas últimas semanas, muitos dos mortos tiveram suas cabeças cortadas e foram mutilados ou queimados, ressalta o Guardian. Pelo menos 140 presos morreram nas prisões do Brasil em pouco mais de duas semanas.

O diário aponta que a violência intensa é o resultado de uma divisão entre o PCC e a segunda mais poderosa gangue do Brasil, o Comando Vermelho. Por mais de duas décadas, as duas gangues mantiveram uma relação de trabalho, garantindo que um fluxo constante de drogas e armas passasse facilmente pelas fronteiras do Brasil com as maiores nações produtoras de cocaína do mundo.

O Guardian fala que há cerca de seis meses o PCC resolveu cortar as "boas relações" e assumir completamente as rotas de tráfico. O Comando Vermelho respondeu formando alianças com gangues regionais menores, principalmente na região amazônica do Brasil e no nordeste, na tentativa de bloquear o PCC, assumir essas rotas de drogas e ganhar novos territórios.

Um massacre na prisão de Anisio Jobim no estado do Amazonas, no qual 56 pessoas morreram, acendeu a violência recente. A maioria dos mortos eram membros do PCC, massacrados por membros da gangue Família do Norte, que está aliada com o Comando Vermelho.

Foi a mais mortal insurreição na prisão do Brasil desde a rebelião de 1992 na penitenciária do Carandiru, no estado de São Paulo, onde a polícia invadiu o prédio e matou 111 prisioneiros.

No dia 6 de janeiro, membros do PCC assassinaram 33 presos na prisão de Monte Cristo, no estado amazônico de Roraima. Vídeos feitos por prisioneiros mostraram o massacre, com homens dizendo que estavam se vingando por seus "irmãos" mortos na semana anterior.

As prisões do Brasil, em sua maioria sob controle de estados e não do governo federal, estão há décadas em um estado de caos, com extrema superlotação,fugas e violência.

As prisões também são em grande parte administradas por gangues de prisão e o Estado, especialistas e autoridades reconhecem, tem pouco controle sobre as instituições. Drogas, armas e todo tipo de contrabando aparentemente entram nas prisões à vontade. Leia ainda: Aécio volta para Minas...O senador, é motivo de chacota por não ter conseguido eleger o primo

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração