Pages

domingo, 20 de novembro de 2016

Escritório de Geddel advoga para construtora denunciada por Calero da Cultura


Sócio de Geddel advoga para construtora de obra
Sócios do ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) em um restaurante na Bahia têm ou tiveram relações com a empreiteira Cosbat, responsável pela obra em Salvador que levou à saída de Marcelo Calero da Cultura.

O demissionário disse que sofreu pressões por um parecer favorável à continuidade da construção do La Vue. Geddel admite a conversa, mas nega interesses pessoais.

Seu primo e sócio no restaurante Al Mare, Jayme Vieira Lima Filho, tem um escritório de advocacia que defende a Cosbat na Justiça baiana.

O escritório Vieira Lima Filho Advogados Associados representa a construtora em uma ação de 2011 em uma vara de relações de consumo. O processo trata de outro edifício, chamado Ondina Mar.

Tanto Jayme quanto outro primo de Geddel, Pedro Luz, constam como advogados da empreiteira no processo.

Procurado, Jayme afirmou desconhecer a ação. Ele atua na área eleitoral e já representou inclusive o PMDB da Bahia, comandado por Geddel.

Disse que seu nome deve ter sido incluído só formalmente por outro sócio do escritório e que não realizou atos processuais nesse caso.

Outro que divide com Geddel a sociedade do restaurante é Christiano Pinto Polillo, ex-executivo da empreiteira OAS que atuou no Porto Maravilha, projeto de revitalização no Rio.

Polillo foi também administrador da Morro do Gato Empreendimentos em conjunto com um sócio de Luiz Fernando Machado Costa Filho, dono da Cosbat. Ele negou à Folha que tenha participado da empresa e disse que os dados da Receita "devem estar errados".

A reportagem não conseguiu localizar Costa Filho.

EM DEFESA

Em julho, Geddel brigou com vereadores e o banqueiro Marcos Mariani em favor do edifício La Vue, da Cosbat.

Em mensagem no Twitter, disse que o empresário influenciava políticos para barrar edifício em sua vizinhança. A região da ladeira da Barra, voltada para a Baía de Todos os Santos, é uma das mais valorizadas da cidade.

O ministro disse à Folha ser amigo do dono da Cosbat, mas negou conflito de interesse.

Declarou ter defendido o interesse das pessoas que adquiriram apartamentos no empreendimento, como ele, e ressaltou que a empreiteira não realiza obras públicas.

Para o peemedebista, a estimativa de valor dos apartamentos (R$ 2,6 milhões) é exagerada, mas não revelou a quantia que negociou.

OAS

A Cosbat é sócia da construtora OAS em outro empreendimento que causou polêmica em Salvador, o Residencial Costa España.

Em janeiro deste ano, reportagem de "O Globo" revelou interceptações de mensagens no âmbito da Lava Jato que mostram atuação de Geddel junto à Prefeitura de Salvador em favor do projeto.

"Não esqueça daquela oportunidade para concluirmos aquela conversa sobre o Costa Espanha. Estou precisando definir aquele tema", disse Geddel em mensagem a Léo Pinheiro, sócio da OAS, que foi condenado a 16 anos de prisão por corrupção.

Em mensagem a interlocutor, Pinheiro disse: "Nosso amigo GVL (Geddel) pede para vc ligar para Luis. Teve com o baixinho (ACM Neto) e está liberado o Costa Espanha".

À época, Geddel disse ter conversado com o prefeito sobre uma ciclovia na região Da Folha

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração