Pages

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

'BBC' Londres: “Presidente do Brasil, Michel Temer, acusado de corrupção”



'BBC':  “Temer prometeu limpar a corrupção no Brasil, mas já perdeu três ministros por acusações".
Reportagem fala que presidente do Brasil está sendo acusado de corrupção: “Brazil president Michel Temer accused of corruption”

Matéria publicada nesta sexta-feira (25) pela BBC afirma que o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, disse que Temer pediu a ele para ajudar outro ministro em um negócio pessoal.

Segundo a reportagem Calero disse que lhe foi solicitado permissão para a construção de apartamentos de luxo em um bairro histórico de Salvador. O ainda Ministro da Cultura bloqueou anteriormente os planos.

O noticiário diz que o presidente Temer nega as alegações. Entretanto, admite ter falado com Calero sobre o projeto.

O presidente prometeu limpar a corrupção no Brasil, mas perdeu três ministros por acusações de corrupção. O escândalo envolve o secretário do governo, Geddel Vieira Lima, que havia comprado uma propriedade em Salvador, no estado da Bahia.

Apenas seis meses depois de chegar ao poder, e ainda com sua legitimidade sendo questionada por muitos, este é o segundo grande escândalo de corrupção para o governo de Michel Temer. Desta vez, o próprio presidente está implicado em alegações.

Marcelo Calero, que está fazendo essas alegações, é um diplomata de carreira e um estranho para a política.

O governo disse que Calero entendeu mal algumas das conversas e que nenhuma pressão foi feita em nenhuma delas.

Mas os críticos perguntam: por que o presidente brasileiro levantaria um negócio pessoal de um de seus principais aliados em primeiro lugar?

A oposição do Brasil  já está pedindo que o novo presidente seja removido do poder.

O ministério de Calero vetou a construção, com o argumento de que o edifício proposto estava em um local de herança.

Ele disse à polícia que tanto o presidente como o ministro haviam pressionado ele para anular a decisão.

No início desta semana, um comitê de ética decidiu abrir uma investigação sobre o Sr. Lima sobre as alegações, antes de suposto envolvimento do presidente veio à tona.

Apesar das pressões para demitir o Sr. Geddel Lima, Temer disse que o ministro manterá seu trabalho.

Temer chegou ao poder no começo deste ano, depois que a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu golpe uma longa crise política que dominou o país. Ela foi acusada de manipular o orçamento, mas manteve sua inocência e disse que seus oponentes políticos realizaram um "golpe parlamentar". Temer tentou desde então manter um governo estável, mas foi flagelado com as alegações da corrupção de encontro a seu próprio partido, diz a BBC de Londres

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração