Pages

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Desempenho de Temer é reprovado por 51,4% . Lula lidera eleição presidencial de 2018



Pesquisa realizada pelo instituto MDA para a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quarta-feira, aponta que 51,4% dos entrevistados desaprovam o desempenho pessoal de Michel Temer como presidente. O índice era de 40,4% na pesquisa realizada em junho, quando Temer ainda era interino. A pesquisa foi realizada entre 13 e 16 de outubro ouvindo 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2,2%.


O percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo subiu de 28% para 36,7%. Agora, são 14,6% os que avaliaram como ótimo ou bom e 36,1% como regular, restando 12,6% que não souberam opinar. Em relação ao desempenho pessoal, além dos 51,4% que desaprovam, a pesquisa apontou aprovação de 31,7% e registrou que 16,9% não opinaram. Em relação ao grau de confiança em Temer, 26,3% disseram não ter nenhuma confiança, 29,9% apontaram como um nível baixo, 36,4% como médio e 4,9% como alto.

Para 40,5% dos entrevistados o governo de Michel Temer está igual ao de Dilma Rousseff. Para 28,1% o governo é pior e para 26% a administração atual é melhor. Em relação à corrupção, 40,8% afirmam que a corrupção será igual no governo Temer na comparação com a gestão Dilma, 31,9% acreditam que haverá menos corrupção e 22,7% avaliam que será maior.

ELEIÇÕES DE 2018

 A pesquisa levantou intenções de votos para o pleito presidencial de 2018 com três cenários no primeiro turno. Em todos eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com percentuais que variam de 24,8% a 27,6%.

 Aécio Neves (PSDB) aparece em segundo lugar nos dois cenários em que seu nome é apresentado, mas em empate técnico com Marina Silva (REDE), que vem em terceiro. 

Marina aparece em segundo lugar no cenário em que o candidato tucano é Geraldo Alckmin (PSDB), mas em empate técnico com ele. Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PSC) e Michel Temer (PMDB) não alcançam 10% das intenções de voto em nenhum cenário.

Foram apresentados ainda cenários de um eventual segundo turno. Nestes cenários, Lula venceria Michel Temer, mas aparece atrás em relação a Aécio Neves e Marina Silva, empatado tecnicamente com ambos. Aécio venceria Marina em uma disputa direta entre os dois e ambos aparecem com vantagem quando são confrontados com Temer.

Lula lidera em todos os cenários de 1º turno para 2018, diz pesquisa. No entanto a pesquisa diz que Lula não venceria no segundo turno. Não deve ser verdade... Mas ai esta, como foi publicado

A 132ª Pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira, 19, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra a liderança do Lula  (PT) na intenção de voto para eleição presidencial de 2018, tanto na intenção espontânea quanto na intenção de voto estimulada nos cenários para o primeiro turno.

Na intenção de voto espontânea, Lula é favorito para 11,4% dos entrevistados, seguido por Jair Bolsonaro (PSC), com 3,3%, e Aécio Neves, com 3,1%. O presidente da República, Michel Temer, aparece em quarto lugar, com 3% das intenções espontâneas de voto; e Marina Silva (Rede), em quinto, com 2,4%.

No cenário 1, em que a pesquisa apresentou aos entrevistados como candidatos Lula, Aécio, Marina Silva, Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro, Temer, Lula aparece em primeiro, com 24,8% das intenções de voto, seguido por Aécio Neves, com 15,7% e Marina Silva, com 13,3%.

Em um cenário 2, com Lula, Marina, Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Temer, novamente Lula aparece em primeiro, com 25,3% das intenções de voto, seguido por Marina, com 14% e Alckmin, com 13,4%.

No terceiro cenário, que teria como candidatos Lula, Aécio, Marina, Bolsonaro, o petista, mais uma vez, ficou na liderança. O ex-presidente da República teria 27,6%, seguido por Aécio, com 18,9%, Marina com 16,5% e Bolsonaro com 7,9%.

2º turno

O levantamento aponta, porém, desvantagem para Lula nas disputas de segundo turno com Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede). A pesquisa trabalhou com vários cenários. Num primeiro que teria Aécio e Lula na disputa, a eleição seria vencida por Aécio, com 37,1% dos votos, contra 33,8% de Lula. Outros 23,7% seriam votos brancos e nulos e a pesquisa ainda aponta 5,4% de indecisos.

Numa disputa entre Aécio e Temer, o tucano venceria o segundo turno, com 38,2% dos votos contra 16,4%. Se o segundo turno tivesse como candidatos Aécio e Marina Silva, o senador do PSDB também seria vitorioso, com 35,4%, e Marina ficaria com 29,5% dos votos. Numa disputa entre Lula e Temer, o Lula  ganharia o segundo turno, com 37,3%, ante 28,5% de Temer.

O levantamento ainda ouviu os entrevistados sobre a possibilidade de um segundo turno disputado entre Marina e Temer, onde Marina seria vitoriosa com 38,1% dos votos, ante 23,7% de Temer. No cenário disputado entre Marina e Lula, Marina teria 35,8% dos votos e Lula ficaria com 33,2%.

Para 80,3% dos entrevistados, não faz diferença se o presidente da República é homem ou mulher. Já 13% preferem um presidente homem e 5,7%, uma mulher.

A pesquisa CNT/MDA foi realizada de 13 a 16 de outubro. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração