Pages

domingo, 14 de agosto de 2016

Vitória de Rafaela Silva enaltece poder de programas sociais


Matéria da britânica BBC publicada nesta última semana fala sobre as quatro maneiras de usar a vitória de Rafaela Silva para confirmar o que você já pensa:

 A negra humilde que sofreu e venceu o racismo

 A sargento que provou o valor da disciplina militar

 A beneficiária de apoio estatal que atesta o poder dos programas sociais

A mulher obstinada que não precisou do feminismo ou de cotas em seu caminho de superação individual

A reportagem afirma que uma história de superação com forte componente social, em um país polarizado pela disputa política, forneceu um prato cheio de interpretações - e parece ter acionado o viés de confirmação em cada um de nós.

Abaixo, alguns exemplos de como a - merecida - medalha olímpica de Rafaela Silva parece ter confirmado o que os estudos psicológicos dizem: queremos estar certos sobre o mundo, então buscamos informações que confirmem nossas crenças, fugindo de evidências e opiniões discordantes.

1. Vitória sobre o racismo

Em 2012, Rafaela Silva foi desclassificada na Olimpíada de Londres ao aplicar um golpe irregular. Após a derrota, acabou sendo vítima de insultos racistas nas redes sociais, como relatou em entrevista ao site GloboEsporte.com:

"Tinha (tuíte dizendo) que lugar de macaco era na jaula, e não nas Olimpíadas, que eu era vergonha para a minha família. Eu estava indignada, só queria minha família. Achei que ia ter incentivo, mas estava todo mundo me criticando", disse Rafaela.

A narrativa da vitória da judoca como exemplo de superação do racismo predominou na mídia e foi recorrente em relatos de usuários de redes sociais.

2. Militares como reserva moral

O alistamento é voluntário e a seleção considera resultados dos atletas em competições nacionais e internacionais. Medalhas viram pontos nos concursos para preenchimento das vagas. Uma vez selecionados, os atletas dispõem dos benefícios da carreira militar, como 13º salário, plano de saúde, férias e instalações para treinamento.

No Rio, Rafaela preferiu não bater continência ao receber o ouro, prática que chamou a atenção no Pan-Americano de Toronto, em 2015. "Para não correr o risco de perder a medalha, mantive a mão no lugar", disse.

3. Poder dos programas sociais

Atleta da ONG Instituto Reação, iniciativa do ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto que usa o judô como instrumento de inclusão social, Rafaela Silva também recebe a chamada Bolsa Pódio, do Ministério do Esporte (governo Dilma).

Dos 14 judocas convocados para a Olimpíada (sete no masculino e sete no feminino), 13 contam com o benefício.

A bolsa foi instituída por lei em 2011, ainda na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff. O objetivo era apoiar atletas com chances de disputar finais e medalhas olímpicas e paralímpicas, e as bolsas variam entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.

Na campanha presidencial de 2014, Rafaela chegou a gravar um vídeo manifestando apoio a Dilma e citando o apoio estatal.



"Ela incentivou bastante o apoio a nossos atletas. A gente tem o bolsa atleta e para mim e meus companheiros ela fez muita diferença para a gente buscar nossos sonhos", disse na ocasião.

Em um país polarizado e em meio a uma disputa de poder no plano federal, esse aspecto da história da atleta logo ensejou munição para o embate político, sobretudo para apoiadores do governo afastado.

"Projeto social e bolsa atleta. A vitória da Rafaela Silva é a derrota do discurso de direita", escreveu um perfil no Twitter.

4. Superação individual

Produtividade e superação individual, pelos próprios méritos, são valores comumente associados ao pensamento liberal, mais à direita.

Esses aspectos se destacaram em alguns relatos sobre a participação da judoca brasileira. Segundo essas interpretações, Rafaela "nunca se vitimizou" diante do preconceito, "seguiu em frente" e venceu pelos próprios méritos.

Alguns desses registros foram acompanhados por afirmações dando conta que a atleta "nunca precisou do feminismo".

O menu variado de versões sobre a caminhada da primeira medalhista brasileira na Olimpíada no Rio chamou a atenção de um internauta, que sugeriu uma explicação para o fenômeno:

"O bom de a Rafaela Silva ter origem pobre, ser negra e militar é que dá para ela agradar esquerda e direita".

1 Comentários:

Urariano Mota disse...

"O poder da palavra no ouro de Rafaela Silva"
https://www.facebook.com/urarianomota/photos/a.213065512184163.1073741826.213049552185759/676183349205708/?type=3&theater

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração