Pages

sábado, 13 de agosto de 2016

As TVs não mostram. Mas o #ForaTemer está bombando nas competições olímpicas




Mesmo com a proibição de protestos políticos nos Jogos do Rio suspensa, torcedores continuam inventando manifestações criativas e inusitadas durante as competições olímpicas. Apareceu torcedor exibindo cartaz com os dizeres "Fora Você Sabe Quem", "Vaza, Véi" e até um "Fora Temer" escrito em japonês.

Mas o protesto de maior sucesso nas redes sociais foi o dos amigos Luis Namer, 41, e Naiana Leone, 29. Na quarta (10), dia da partida de futebol entre Brasil e Dinamarca, eles levaram dois cartazes à Arena Fonte Nova, em Salvador: Um dizia FOrça Brasil, TE amo!, o outro RAça o povo MERece. Quando dobrados os dois cartazes, aparecia a frase "Fora Temer". O vídeo da ação viralizou e tem mais de 580 mil visualizações no Facebook.

"Me inspirei nas capas da revista 'Mad', que lia quando era criança", diz Namer, que é advogado. Quando dobradas, as capas mostravam desenhos ocultos na imagem original. "Bolei a ideia quando vi as pessoas sofrendo censura das autoridades da Olimpíada."

 Os amigos decidiram então pregar uma peça na organização. "Achamos um absurdo não poder protestar. Chamar o batalhão de choque por causa de um papel?", diz Naiana. "Decidimos então nos manifestar não só contra o governo interino, mas também contra a censura. E fazer uma piada. Pensamos: Nós vamos protestar e vocês nem vão perceber."
Naiana diz que funcionários da organização dos Jogos viram o cartaz engenhoso e não fizeram nada. Entre os outros torcedores, o protesto camuflado fez sucesso. Muita gente parou pra tirar fotos, e o protesto tomou uma dimensão que eles não esperavam. "Entramos no jogo anônimos e saímos famosos. Antes de chegar em casa, eu já tinha virado gif no Twitter", ri a jornalista, que promove protestos cotidianos escrevendo "Fora Temer" em sua mala de viagem e na caneta de trabalho.
Protestos são proibidos pela lei olímpica, aprovada para tratar de assuntos referentes à organização da Rio-2016, e pelas regras internas da competição. Mas, no dia seguinte em que um grupo de 12 torcedores que protestavam foram retirados pela Polícia Militar do estádio Mineirão no último domingo (7), uma decisão liminar foi tomada pela Justiça Federal do Rio, determinando que proibir protestos viola o direito de livre manifestação.
O Comitê Rio-2016 recorreu da decisão e perdeu o primeiro recurso. Os protestos políticos continuam liberados. 


0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração