Pages

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Imprensa estrangeira diz que afastamento de Cunha é 'histórico', Mas tarde demais para salvar Dilma




A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki de afastar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi classificada como "histórica" pelo jornal Financial Times. Para a emissora britânica BBC, a medida foi "dramática", mas veio "tarde demais para salvar Dilma Rousseff". 

O americano The New York Times afirma que o afastamento não vai ajudar a presidente, mas reflete o potencial para mais turbulência política no País. As atenções, diz o NYT, se voltam agora para deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que assumiu a presidência da Câmara e também é investigado pela Operação Lava Jato.

Na internet, o britânico FT diz que Eduardo Cunha  foi o "arquiteto do movimento de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff". O Financial Times cita ainda que "analistas consideram a decisão importante para o Brasil representando uma intervenção de um Poder, o Judiciário, em outro, o Legislativo".

A reportagem lembra que a decisão não alterará o andamento do processo de impeachment, mas o texto diz que a decisão de Teori Zavascki pode servir "como argumento contra o processo". "Apoiadores da presidente já alegavam que, ao impedir a presidente, o poder será entregue a um cartel de corruptos em um Congresso liderado por Cunha", cita o texto.

Na BBC,diz que "a dramática suspensão de Eduardo Cunha pode ter vindo tarde demais para salvar Dilma Rousseff". "Mas, sem dúvida, ele teve um papel crítico no processo que agora pode suspender a primeira presidente mulher do Brasil", cita o jornalista em análise publicada no site da BBC.

O jornal espanhol El País dá destaque à decisão e ao fato de que o político é "sempre polêmico e extremamente poderoso". A publicação lembra que Cunha é acusado de participar do esquema de corrupção da Petrobrás e ter recebido milhões de dólares, inclusive com contas na Suíça. O processo de investigação sobre isso, porém, está praticamente parado, nota o El País.

"Cunha, um sobrevivente político nato, conseguiu atrasar ao máximo o processo para seguir à frente do Parlamento e liderar o processo de destituição de Dilma Rousseff, sua inimiga declarada", diz o jornal espanhol.

O afastamento de Cunha também repercute na imprensa dos Estados Unidos, incluindo nas redes de televisão ABC e Fox News e nos dois principais jornais do país, o The Wall Street Journal e o The New York Times. Este último, afirma que a saída do deputado veio depois de muito do estrago para Dilma Rousseff já ter sido feito por Cunha, mas a decisão da Suprema Corte mostra o potencial para mais turbulência política no país.

No The Wall Street Journal, a reportagem descreve que o afastamento de Cunha ajuda a aumentar a incerteza no já tumultuado cenário político brasileiro. A decisão de Teori ocorre em meio a uma crise política que se aprofunda no Brasil, destaca o jornal, citando que o Senado vota na semana que vem o processo de impeachment de Dilma.

Além disso, a reportagem ressalta que líderes políticos, acadêmicos e analistas mostraram preocupação no Brasil nos últimos dias de que na linha sucessória para ocupar a Presidência do país, mesmo que de forma temporária, pudesse ter um deputado envolvido em vários escândalos de corrupção.

4 Comentários:

Antonio disse...

Tudo sob encomenda dos TUCANOS: O relatório do ANASTASIA, deve ser ANULADO, segue o pacote da encomenda: 1- Um dia após a posse de Dilma, os TUCANOS prometem que vão perseguirem seu governo e fazer de tudo para afasta-la do planalto, isso continuou ao longo dos dois anos ate aqui, 2- Fustigaram o TCU, encontraram la o que todos fizeram e fazem, as tais pedaladas, com base nelas, encomendaram o parecer juridico de dois juristas escolhido e pago pelos TUCANOS, ao preço de r$45 mil reais, para produzirem o efeito que ele precisavam: 3- O relator da comissão de impeachment, fez o relatorio com base em 100% nesse parecer jurídico encomendado pela oposição? ISSO VALE? Então e muito fácil depor um deputado, um governo de estado, com essa nova fórmula (TRAMA) O caminho esta posto, basta voce pagar por um parecer juridico de qualquer advogado, embasar suas convicções nesse parecer, esquentar com teor documental, chamar os comparsas, e depor seu desafeto. Pois foi exatamente assim que acabam de fazer com mandataria de uma nação. Isso pode? Não seria o STF que deveria ter indicado os tais juristas caso houvesse base sólida da denúncia? E depois de indicados, devia ser por tal preço?UM PARECER JURÍDICO ENCOMENDADO, E PAGO PELA OPOSIÇÃO TEM FORÇA PARA DEPOR UMA PRESIDENTE ELEITA DE ACORDO COM A NOSSA CONSTITUIÇÃO E COM RESPALDO DEMOCRATICO? QUANTOS SAPOS AINDA TEREMOS QUE ENGOLIR?

Garcia disse...

Decisão histórica e tardia; serviu para mostrar o quão lenta é nossa justiça, pois em sua morosidade permitiu que o nefasto Cunha causasse danos irreparáveis ao país.

LUIZ disse...

Cunha não liderava o covil da corrução, ele era apoiado a fazer, ele não e louco, agiu calculadamente, conforme o script que vinha de no minimo tres fontes interessadas na deposição daquela que sem medo instalou com independencia um sistema de investigação nunca visto na América latina, A presidente Dilma passou a derrubar o vespeiro por atacado, so não soube se defender das vespas rainha, que passaram a utilizar da munição em forma de golpe, vespas rainha que estavam alojadas no congresso, na camara e ate no próprio governo, a presidente que de nada teme, passou a ser picada dentro do próprio planalto, o veneno do golpe passou a contagiar os setores com natureza corrúpta, e atingiram muitos,centenas, sentindo a reação, produziram o antidoto dentro da próprio sistema corruptor, que passou a ter efeito contrário com a delação premiada parcial, passou a seguir os holofotes da midia, e dirigir seu foco administrado seu efeito co-lateral, que ao em vez de combater, passou a combatido, o veneno da corrução se instalou de certa forma no congresso que naquele canal não cabia mais nada, onde o Eduardo Cunha com sua habilidade nesse negócio, passou a ser o canal de injeção desse veneno contra um governo que atacou um vespeiro sem a devida prevenção de defesa, e assim tudo se multiplicou, ao ponto de atingir o cerne do combate, mas todos sabemos que o monitor deste veneno veio da oposição, especialmente o psdb, da mídia golpista, e de uma justiça em cima do muro chegando a conivencia, que quando solicitada, preferiu dizer, em demanda politica a justiça não entra, o estrago ja foi feito, o pais ta parado a dois anos somente a corrupção não parou, e contra atacou, tirar so o cunha não resolve, tem de parar com o projeto do golpe, buscar a união ao bem do pais, e parar de perseguir o seu desenvolvimento, as peças perdidas serão repostas, o que não pode e entornar o tabuleiro, Nós brasileiros, temos de tomar vergonha na cara, e parar de dar vexame para o mundo, rasgando o que e de maior valor para qualquer nação, sua DEMOCRACIA, que resplandece como um selo de qualidade de uma nação, isso vale pro operário, pro padre, pro pastor para o juiz, para o governo sem distinção de ninguem, essa responsabilidade chama se cidadania, coisa que estamos passando longe. A constituinte e para ser cumprida por todos, ela reza para todos, não a destrua, não as envergonhe!

Goethe-Br disse...

...-a meu ver, tudo saiu como no script...planejado de ante mão,o Cunha é parte de uma grande engrenagem que independe de partidos ou agremiações partidárias...-a meta a ser alcançada é desviar a gerencia da Petrobrás do pré sal e tirar todo o poder de AUTO SUSTENTABILIDADE DA NAÇÃO BRASILEIRA...--os que agiram em conformidade com a ordens do "Tio da Cartola"...:o
FHC, o Serra, o Cunha o Temer(que apezar das suas origens siri
as e libanesas)...o Alkmin...o Renan o Aloísio Nunes o Aécio Neves e tantos outros infiltrados nos vários segmentos da vida nacional permanecem na sua maioria com duas nacionalidades e a serviço da casa grande...- a desculpa antes era o comunismo..
.hoje é o Lula e o petismo e amanhã qual será?...a globo aí está para providenciar...-a gregos e troianos...:Shallon !...
Goethe-Br

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração