Pages

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

BC não eleva juro



Manutenção da taxa em 14,25% ao ano não foi unânime e surpreendeu analistas

Pela quarta vez seguida, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros básicos da economia. Por seis votos a dois, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve nesta quarta-feira a taxa Selic em 14,25% ao ano. A decisão surpreendeu os analistas, que esperavam aumento de 0,5 ponto percentual.

Os juros básicos estão neste nível desde o fim de julho. Com a decisão do Copom, a taxa se mantém no nível de outubro de 2006. A Selic é o principal instrumento do BC para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O mercado, que pressionava pelo aumento dos juros, atribuiu a decisão à pressão do setor produtivo, do Partido dos Trabalhadores e em meio a sinais de que a economia terá uma retração mais forte.

Uma declaração do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini – que rompendo o tradicional silêncio que antecede os encontros do Copom – disse, por meio de nota à imprensa, que considerou “significativas” as revisões das projeções de crescimento em 2016 e 2017 do FMI para o Brasil (para baixo) e que estas informações seriam “consideradas nas decisões do colegiado”, teria contribuído, segundo a visão dos rentistas, para a manutenção da Selic.




0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração