Pages

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Lula vai à Alemanha onde é convidado de honra para o congresso do Partido Social-Democrata



O ex-presidente Lula vai passar cinco dias na Europa na semana que vem.

Na segunda-feira, 7, Lula participa de reunião com movimentos sociais, em São Paulo, para definir o calendário de mobilizações contra o impeachment.

No dia seguinte o Lula parte para a Alemanha, onde é convidado de honra para o congresso do Partido Social-Democrata (SPD).

Lula segue depois para Madri. Na capital espanhola, Lula participará de um debate com o ex-presidente Felipe González. Ainda na Espanha, Lula terá encontros com dirigentes do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e do Podemos, movimento que nasceu das manifestações de rua de 2011 e hoje participa das frentes que elegeram os prefeitos de Barcelona e Madri.

Lula recebeu os convites há meses e não podia desmarcar os compromissos. O debate com González é uma retribuição à participação do ex-presidente espanhol em um evento do Instituto Lula no primeiro semestre.

PT convoca militância e setores da sociedade para defender mandato de Dilma

 Documento divulgado nesta sexta-feira, 4, pela Executiva Nacional do Partidos dos Trabalhadores convoca a militância e vários setores da sociedade para defender o mandato da presidente Dilma da ameaça de golpe.

"O povo brasileiro, mais uma vez em nossa história, está chamado a defender a democracia e a soberania do voto em eleições livres, contra forças reacionárias que aspiram a desfazer o resultado das urnas e a impor seus interesses antipopulares", diz a Executiva petista.

A batalha contra o golpe será decisiva para reconstruir as condições políticas que permitam a implementação do programa eleito pelo povo brasileiro em 2014, com a retomada do desenvolvimento do País, da distribuição de renda, da geração de empregos, da inclusão social, da melhoria dos serviços públicos.

O documento diz ainda o que todos os jornais do internacionais e do Brasil: Cunha, ameaçado de cassação por ter mentido a seus pares sobre contas não declaradas no exterior, respondeu com truculência e ilegalidade à rejeição de manobras espúrias para proteger o cargo e o mandato..

O PT reiterou que não aceitou a barganha espúria proposta por Cunha em troca de apoio no Conselho de Ética em processo que pode lhe custar o mandato. A presidente Dilma e o Partido dos Trabalhadores honraram compromissos históricos e rechaçaram o método da chantagem, reafirmando disposição de defender, a qualquer custo, os valores éticos que sempre pautaram nossa conduta., diz o texto.

O partido reitera ainda não ver embasamento legal para um pedido de impeachment pela ausência de crime de responsabilidade que possa ser imputado à presidente e diz que o processo não passa de ameaça golpista, um verdadeiro tapetão

Quem  apoia esse caminho tortuoso deseja atropelar resultado das urnas e se associa a Cunha. Os que antes se diziam guardiões da ética e da moralidade, agora se acumpliciam com o parceiro de sempre que, por conveniência momentânea, fingiam renegar, diz  o texto.

Os petistas em estado permanente de mobilização para evitar o afastamento de Dilma e convidam o conjunto das forças democráticas a se juntar ao esforço. Além de apelar à aguerrida militância que ocupe as trincheiras da democracia, eles pedem aos demais partidos progressistas, os sindicatos, os movimentos sociais, a Frente Brasil Popular, a Frente Povo sem Medo, a intelectualidade, a juventude, os homens e mulheres de bem" que se juntem à jornada "contra o retrocesso e pela legalidade

A declaração foi aprovada em reunião nesta sexta-feira, 4, em São Paulo, com 19 dos 21 membros da Executiva em São Paulo  além de 38 convidados, entre dirigentes partidários, parlamentares e movimentos sociais.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração