Pages

sábado, 14 de novembro de 2015

Pesquisa mostra que 55% dos brasileiros são favoráveis à vinda de refugiados



"Enfrentamos a pior crise humanitária desde a II Guerra Mundial, com cerca de 60 milhões de pessoas pelo mundo deixando seus países em luta pela sobrevivência." Essa é a avaliação do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ligado ao Ministério da Justiça, que lançou nesse mês uma campanha de sensibilização e informação contra a xenofobia, o preconceito e a intolerância a imigrantes com as hashtags #EuTambémSouImigrante e #XenofobiaNãoCombina.

Refugiados são pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política, participação em grupos sociais ou violação generalizada de direitos humanos e que não possam (ou não queiram) voltar para casa. A maioria da população aprova a abertura do governo federal à vinda de refugiados. 

A conclusão é do levantamento realizado pela Hello Research, agência especializada em pesquisa de mercado e inteligência. 55% dos entrevistados concordam com a posição do governo brasileiro, que se dispôs a receber refugiados de guerra de vários países. 37% discordam dessa posição e 8% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em mais de 70 cidades de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

 Mas, ainda existe preconceito: 39% dos brasileiros concordam com a afirmação de que "os refugiados atrapalham o crescimento do país, aumentando a quantidade de pobres", num empate técnico com a parcela de 37%, que discorda. Quando o assunto é trabalho, também há desconfiança. 38% dos entrevistados concordam que "os refugiados são uma ameaça pois ocupam vagas de trabalho que poderiam ser de brasileiros", empatando tecnicamente com os 40% que discordam dessa posição.
Atualmente vivem no Brasil 8.530 refugiados.

 Os sírios são maioria, com mais de 2 mil imigrantes. Esse número não inclui os 39 mil haitianos que por razões humanitárias recebem da Polícia Federal vistos de residência permanente no país. A opinião da maioria da população ainda reflete a imagem do brasileiro como um povo receptivo a imigrantes. 50% concordam que os refugiados são tratados com respeito, como qualquer outra pessoa no Brasil contra 28% que discordam. Quando perguntados se os refugiados deveriam ter direito a receber cidadania brasileira e os benefícios recorrentes disso, houve empate: 36% foram a favor e 35% contra.

Analisando as respostas para a mesma pergunta regionalmente vimos que o Nordeste é a região que se destaca por ser mais contrária a vinda de refugiados. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Nordeste é exatamente a região com o menor percentual de refugiados no Brasil. Agência Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração