Pages

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Operação Leva Emprego


Lava Jato provocou queda da ocupação; taxa é pior para trabalhadores mais qualificados

Os trabalhadores com maior escolaridade têm sido os mais atingidos pela piora no mercado de trabalho brasileiro, revelou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Para quem tem ensino médio completo, a queda na taxa de ocupação no primeiro semestre de 2015 foi de 2%, medida pela Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), do IBGE.

Menos expressivo, o recuo para o fundamental completo foi de 1,4%, e, para o fundamental incompleto, de 1,2%. Os homens também foram mais afetados do que as mulheres, com um recuo de 1,6% contra 0,5%, mostra o Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura Econômica e Análise.

A Operação Lava Jato teve um custo para a sociedade brasileira, apesar dos benefícios do combate à corrupção, disse o diretor do Ipea André Calixtre. As investigações “travaram” a cadeia produtiva de petróleo e gás no início deste ano e tiveram impacto na construção civil, que foi um dos setores com maior queda no nível de ocupação no primeiro semestre.

“A verdade é que essa operação teve um custo muito alto para a sociedade brasileira”. Calixtre afirmou que ainda não é possível dizer exatamente quantos empregos foram afetados pelo impacto nos setores de petróleo e construção.

A construção civil teve queda de 6,7% na taxa de ocupação em relação ao primeiro semestre de 2014, atrás apenas da administração pública, que teve retração de 10,3%. A redução do nível de ocupação no país, segundo o Ipea, está mais relacionada à queda no número de admissões do que a um aumento nas demissões. Outro número que teve a inversão de sua tendência foi a taxa de informalidade, que subiu de 44,3% para 44,7% do primeiro para o segundo trimestre de 2015.

Os mais jovens foram os que apresentaram a maior piora nos indicadores. A taxa de ocupação caiu 3,5% para a população de 14 a 24 anos, e 0,4% para a de 25 a 59 anos. Para os idosos houve um aumento, de 1,4%.(Monitor Mercantil)

3 Comentários:

Anônimo disse...

Por quê o meu comentário sumiu?não era anônimo, me identifique.

Anônimo disse...

Já fiz,com meu nome completo,e não vejo a minha postagem,fiz agora mesmo,cliquei para postar ,mas de repente sumiu.O que houve?

Anônimo disse...

Por quê o meu comentário sumiu?não era anônimo, me identifique.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração