Pages

sábado, 31 de outubro de 2015

O lado escuro do “outro lado” no jornalismo sensacionalista de Época


A revista da Globo mente. Lula, desmente

A revista Época especializou-se em distorcer e manipular documentos, muitos deles vazados de forma ilegal, para difamar e caluniar o ex-presidente Lula. Esta semana, a revista, e o autor da matéria, Thiago Bronzatto, fazem isso novamente.

A revista não tem interesse em entender ou reportar os fatos de forma fiel, quer apenas construir ilações. Não tem o que se chama de jornalistas investigativos: são apenas redatores sensacionalistas, operando documentos vazados ilegalmente. Não apresenta fatos, quer apenas especular e fazer barulho em cima de tais documentos, tentando criar factoides políticos, vender mais revista e fazer audiência em redes sociais.

Não respeita o contraditório e engana os leitores, vendendo como “novidade” matérias requentadas. Por exemplo, colocando a tarja “Exclusivo” na capa desta semana, para um tema tratado em agosto por sua concorrente mais famosa e ainda mais mentirosa.

Para simular que ouve o “outro lado”, quase toda sexta-feira envia à assessoria do Instituto Lula burocráticos e-mails com perguntas cifradas, que escondem tema principal da matéria e o teor das ilações. A essa altura da produção da revista, as teses e especulações já estão prontas e, muitas vezes, até divulgadas no twitter do editor-chefe.

Nestes e-mails, seus jornalistas disfarçam ou sonegam informações necessárias para as respostas adequadas, como aconteceu mais uma vez nesta sexta-feira. Procurada pelo repórter Thiago Bronzatto, com perguntas que remetiam a um relatório do Coaf vazado de forma ilegal para a revista Veja, em agosto, a assessoria de imprensa do Instituto Lula perguntou diretamente: “É sobre o relatório do Coaf que a Veja já deu em agosto?”. O repórter de Época se recusou a esclarecer essa questão simples. Pior: ele mentiu, associando as perguntas a diferentes operações da Polícia Federal e Ministério Público, quando na matéria ele diz, e não dá para saber se é verdade também, que obteve o documento através da CPI do BNDES.

A questão não é menor: existe hoje uma investigação sobre o vazamento das informações desse relatório do COAF. O ex-presidente Lula e a empresa LILS solicitaram ao Ministério da Justiça, ao Ministério da Fazenda e à Procuradoria-Geral da República que apurem, na competência de cada instituição, as responsabilidades pela violação criminosa do sigilo bancário da empresa de palestras criada por Lula após deixar a presidência da República, a LILS. 

No e-mail, o repórter já criminaliza os fatos, ao dizer que Lula teria feito “operações atípicas” no “mercado segurador”. Na realidade Lula apenas adquiriu um plano de previdência privada com o dinheiro ganho em palestras. É isso que informa o relatório do COAF, vazado criminosamente para Veja e requentado pela Época.

Numa apuração honesta, não era necessário perguntar nada ao Instituto Lula; bastaria conferir a nota que emitimos em 18 de agosto. 

Não há nada de ilegal na movimentação financeira do ex-presidente. Os recursos são oriundos de atividades profissionais, legais e legítimas de quem não ocupa nenhum cargo público: os valores mencionados no vazamento ilegal se referem a 70 palestras contratadas por 41 empresas diferentes, listadas no link acima.

 Todas palestras realizadas, contabilizadas e com os devidos impostos pagos. Tem palestra até para a Infoglobo, do mesmo grupo de comunicação que edita a revista Época.

Se Época acha que o valor pago é alto, poderia perguntar à direção do Infoglobo, que pagou o valor da palestra e que explicou, no jornal O Globo, que o fez por “participar de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento e a promoção do Rio de Janeiro. Em 2013, com esse objetivo, a empresa apoiou a Fecomércio-RJ na realização de um seminário sobre o mapa do comércio no Estado do Rio. Além de divulgar o evento em seus jornais, a Infoglobo arcou com os custos dos palestrantes, inclusive do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”

Fazer palestras para uma empresa não implica em nenhuma outra relação e é uma prestação de serviço pontual que mantém a total independência do ex-presidente em relação ao contratante. Tanto que o ex-presidente ter feito uma palestra para a Infoglobo não o impede, ou sua família ,de mover processos contra o jornal, por exemplo, pela mentira contra o filho do ex-presidente publicada por Lauro Jardim em sua estreia em O Globo, na capa dominical do diário.  Mentira pela qual até hoje, nem o colunista nem o jornal se retrataram publicamente.

Jornalistas de Época caluniam, mais uma vez, ao chamar Lula de lobista e já estão sendo processados por isso na justiça, junto com o editor-chefe Diego Escosteguy.

Sobre a patética campanha de parte da imprensa tradicional e familiar brasileira contra Lula e sua família, que só esse mês rendeu 5 capas ofensivas de revistas semanais contra ele, o ex-presidente, com tranquilidade, declarou na última quinta-feira em Brasília:“Eu só queria que vocês não ficassem preocupados com esses problemas porque digo sempre: ninguém, podem ter certeza, ninguém precisa ficar com pena.

 Se tem uma coisa que aprendi na vida é enfrentar adversidades. Podem ter certeza. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria. Três anos. E podem ficar certos: eu vou sobreviver. Não sei se eles sobreviverão com a mesma credibilidade que eles acham que tem. Mas eu vou sobreviver.”

ÍNTEGRA DA TROCA DE E-MAIL COM THIAGO BRONZATTO, FUNCIONÁRIO DA REVISTA ÉPOCA

Thiago Bronzatto – Redação Época Brasília – Editora Globo tbronzatto@edglobo.com.br
30 de outubro de 2015, 11:25
Caros,
Tudo bem?

Estamos fazendo uma matéria para a próxima edição da revista ÉPOCA na qual mencionaremos o ex-presidente Lula. Vocês poderiam, por favor, me ajudar a esclarecer as dúvidas abaixo?

1-) No âmbito da operação Zelotes, foram identificados repasses de recursos da empresa L.I.L.S. para os filhos do ex-presidente e as suas respectivas empresas. Qual a razão dessas transferências?
2-) Qual a posição do ex-presidente Lula em relação à intimação da PF para ouvir o seu filho Luis Cláudio?

3-) No âmbito das investigações da Lava Jato e do MPF, há informações de que Lula tenha realizado movimentações financeiras no mercado segurador consideradas atípicas. O ex-presidente tem conhecimento disso? Qual a sua posição?

Estamos fechando hoje às 16h. Qualquer dúvida, estou nos contatos abaixo.
Aproveito este e-mail para reiterar o pedido de entrevista presencial com o ex-presidente Lula, enviado no dia 29 de junho deste ano, conforme sugerido pelo próprio Instituto Lula em nota publicada em seu site. Até agora, não tive nenhuma resposta sobre a minha demanda.
 Abraço e obrigado,

Resposta da Ass. De Imprensa do Instituto Lula imprensa@institutolula.org
30 de outubro de 2015, 13:25
Caro Thiago,

É sobre o relatório do Coaf que a Veja já deu em agosto?
Att,

Thiago Bronzatto às 13:29
Caro,
Trata-se de matéria diferente, como você deve ter percebido em nossas perguntas.
Abraço,
Thiago

Ass. De Imprensa Instituto Lula às 13:54
Caro,
Que é outra matéria é óbvio. O tempo espaço impede que uma matéria da Época em outubro seja a mesma da Veja em agosto. Seria até plágio.

O documento base, o qual você não identifica, nem explica, como é habitual nos seus "outros lados", parece o mesmo, pelas perguntas 1 e 3. Como não tenho certeza ser o mesmo, perguntei. E você não respondeu.Sobre esse documento, há uma investigação em curso sobre o vazamento das informações nele, que estavam sob sigilo de justiça.

A Veja fez até um infográfico com ele na época, com perdão do trocadilho.
Tiago, a gente já respondeu ao seu pedido de entrevista faz tempo, você apenas falha em compreender isso e faz esse copiar-colar toda a sexta-feira. Não haverá entrevista para a Época, porque a revista é considerada um lixo, como foi publicamente dito. E pela existência de ações judiciais e a necessidade de correções factuais em matérias anteriores que a revista Época, e você especificamente, jamais fizeram.

Atenciosamente,Thiago Bronzatto, às 14:02

Caro, eu gostaria apenas que você respondesse objetivamente as minhas questões. Posso considerar o seu e-mail como resposta oficial da assessoria de imprensa do Lula?
Abraço,
Thiago

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula, às 14:19
Caro Thiago,

E eu gostaria apenas que você fizesse matérias de forma objetiva, imparcial, sem sensacionalismo e com correção factual. E também com  a devida checagem de informações, sem pegadinhas e realmente interessado em ouvir o outro lado. Mas como dizem os Rolling Stones, você não pode ter sempre o que você quer. 

Todos os meus e-mails para você, assim como todas as suas mensagens para mim, podem se tornar públicos a qualquer momento que você quiser ou que nós quisermos, como já fizemos em outras ocasiões.
Atenciosamente,


Assessoria de Imprensa
Instituto Lula

4 Comentários:

ANTONIO LUIZ disse...

Gente! porque tanto espanto? Todo o brasil sabe que a globo, epoca, veja e imprensa brasileira SÃO INIMIGOS do Lula, desde quando ele disputou sua primeira eleição a presidente, e antes disso nos palanques de sindicado, portanto uma ingenuidade ou quem sabe ate vaidade ou burrice, achar que vai responder um questionário de um reporter destes e que não esta caindo numa armadilha, "Não tem de responder nada" qualquer palavra que LULA falar, a frase e fatiada e montada num texto que ja vem pronto, somente para compor a armadilha maquiavélica, e jogar para os alienados leitores divulgadores de suas mentiras, os bancos , médicos, professores, a classe dos coxinhas e paneleiros aqueles 10% que acham que são donos do resto de 210 milhões de brasileiros, "Os intelectuais" do outro partido azul, que dominam faixas restritas da zona sul e sempre a mesma coisa, E a arapuca pega LULA, e sempre eficáz, sempre pega ele no encalce, Um líder tem que escolher melhor seus acessores, porque neste caso ou o Lula e bobo, coisa que todos sabem que não é, ou ele ta cercado de traíras, para cair em pegadinhas baratas como estas.
Há! Ta uma falácia só, produto da veja, para uma plateia cega, dizem que os filhos do lula viraram empresários, que coisa mais sensacional! Queriam que os filhos de um presidente de dois mandatos montassem um boteco de pinga na esquina para seus filhos? sendo que qualquer filho de pedreiro tambem virou empresário, doutor, ladrão pois com essa democracia num pais mal educado e cheio de aloprados o camarada vira o que quer, emfim, é logico que os descendentes de ex presidenciável tem de ter bems e capitais, cada qual no seu padrão, pois a começar do vereador da cidadezinha dos cafundó, ganha r$20.000,00 e no final dos quatro anos vira fazendeiro em todo canto do pais, mas os filhos do lula tem de continuar pobres? Há,vai te catar!

Ricardo disse...

O Instituto Lula não tem que responder às revistas lixo. O melhor é ignorá-las. O que é preciso é que haja concorrência à essa máfia da mídia. O governo precisa arejar o setor de comunicações, tv, rádios, jornais, revistas, internet. Precisa agir para democratizar e cobrar do Judiciário punição às calúnias e falsidades veiculadas por esses lixos.

ANTONIO LUIZ disse...

Gente! porque tanto espanto? Todo o brasil sabe que a globo, epoca, veja e imprensa brasileira SÃO INIMIGOS do Lula, desde quando ele disputou sua primeira eleição a presidente, e antes disso nos palanques de sindicado, portanto uma ingenuidade ou quem sabe ate vaidade ou burrice, achar que vai responder um questionário de um reporter destes e que não esta caindo numa armadilha, "Não tem de responder nada" qualquer palavra que LULA falar, a frase e fatiada e montada num texto que ja vem pronto, somente para compor a armadilha maquiavélica, e jogar para os alienados leitores divulgadores de suas mentiras, os bancos , médicos, professores, a classe dos coxinhas e paneleiros aqueles 10% que acham que são donos do resto de 210 milhões de brasileiros, "Os intelectuais" do outro partido azul, que dominam faixas restritas da zona sul e sempre a mesma coisa, E a arapuca pega LULA, e sempre eficáz, sempre pega ele no encalce, Um líder tem que escolher melhor seus acessores, porque neste caso ou o Lula e bobo, coisa que todos sabem que não é, ou ele ta cercado de traíras, para cair em pegadinhas baratas como estas.
Há! Ta uma falácia só, produto da veja, para uma plateia cega, dizem que os filhos do lula viraram empresários, que coisa mais sensacional! Queriam que os filhos de um presidente de dois mandatos montassem um boteco de pinga na esquina para seus filhos? sendo que qualquer filho de pedreiro tambem virou empresário, doutor, ladrão pois com essa democracia num pais mal educado e cheio de aloprados o camarada vira o que quer, emfim, é logico que os descendentes de ex presidenciável tem de ter bems e capitais, cada qual no seu padrão, pois a começar do vereador da cidadezinha dos cafundó, ganha r$20.000,00 e no final dos quatro anos vira fazendeiro em todo canto do pais, mas os filhos do lula tem de continuar pobres? Há,vai te catar!

FRANCISCO disse...

Lula e produto bom de venda, e ele que sustenta a venda dessa imprensa maldita inescrupulosa, graças ao Lula que estes picaretas não sairam do mapa. ficam como abutres atras dele procurando uma frasezinha, para fazer a capa dessas porcarias para vender caro para aloprados coxinhas , carniceiros micróbios e parasitas, impatriotas que levam um pais a miséria, isso e a imprensa daqui.resultado de um governo que sempre serviu de bucha de canhão entupindo esse canal de dinheiro com caras propagandas, para agora virar soco de pancadas onde esta, e o que se faz o ministerio da justiça neste governo que deixou tal coisa chegar a tal ponto?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração