Pages

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Anastasia omitiu idas de Aécio ao Rio com aviões do governo de Minas




A gestão de Antonio Anastasia (PSDB) no governo de Minas Gerais (2010-2014) omitiu a existência de viagens ao Rio, com uso de aeronaves oficiais do Estado, do antecessor e padrinho político, Aécio Neves (PSDB).

Conforme a Folha revelou nesta quarta (23), relatório do governo mineiro aponta que Aécio usou aviões oficiais para realizar 124 viagens de ida e volta ao Rio nos sete anos e três meses que governou o Estado, de 2003 a 2010.


Em fevereiro de 2014, quando Aécio era pré-candidato à Presidência, a Folha pediu à gestão de Anastasia, por meio da Lei de Acesso à Informação, relatório de todas as viagens aéreas do ex-governador entre 2007 e 2010.

Em resposta, a Controladoria-Geral do Estado da gestão de Anastasia enviou planilha sem nenhuma informação sobre as viagens ao Rio –uma omissão de 70 viagens, segundo o relatório produzido agora pelo governo de Minas Gerais, comandado pelo PT.

A assessoria de Anastasia disse que a resposta enviada em 2014 listou viagens oficiais que resultaram em despesas com diárias e hospedagem para o governador ou servidores.

Segundo a assessoria de Aécio, as 124 viagens do então governador ao Rio incluíram compromissos familiares e oficiais.

"No caso específico do Rio, o senador sempre se esforçou para, ao menos uma vez ao mês, preferencialmente nos finais de semana e feriados –e não em dias de rotina administrativa– visitar sua filha adolescente à época e que reside naquela cidade", afirma.

"a matéria tem origem em relatório encaminhado à ALMG, elaborado pela Casa Civil, atendendo ao requerimento de número 279/2015 aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça em 31 de março do corrente".

Segundo a "Folha", a planilha do governo diz que a maioria das viagens foi entre quinta-feira e domingo. Além disso, há em 2008 e 2009 seis passagens para Florianópolis, onde morava a namorada e hoje mulher do senador, a ex-modelo Letícia Weber. A planilha informa, por exemplo, um deslocamento a São Paulo, Rio e Florianópolis em 19 de fevereiro, quinta-feira da véspera do Carnaval

O senador Antonio Anas-tasia, sucessor de Aécio, fez em média sete viagens por ano ao Rio. Desde janeiro, Pimentel viajou uma vez ao Estado, no Carnaval, para ver um desfile que homenageou Minas.

O custo das viagens não foi informado. Pela legislação mineira, é permitida o uso de aviões oficiais pelo governador "em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança". A assessoria de Aécio afirmou que o uso das aeronaves seguiu a legislação. Declarou ter detectado cerca de 30 erros na listagem.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração