Pages

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mujica critica 'aventuras com uniformes de milicos'


O ex-presidente do Uruguai José Mujica, em debate ontem à noite na Uerj, fez uma defesa contundente do governo Dilma . Diante de mais de dez  mil pessoas, o uruguaio criticou "aventuras com uniformes de milicos" e pediu apoio à democracia.

- Golpe de estado? Por favor... Esse filme já vimos muitas vezes na América Latina. Esta democracia não é perfeita porque não somos perfeitos. Temos que defendê-la para melhorá-la e não para sepultá-la -afirmou.

O publico aplaudiu de pé e entoou gritos de "Não vai ter golpe" e "Fora, Cunha".
Lula e Mujica participam de seminário internacional em São Bernardo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica, participam neste sábado (29), às 11h, de um debate no Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI, realizado pela Prefeitura de São Bernardo, em São Paulo.

Lula e Mujica debaterão sobre “A importância da participação cidadã na América Latina” no seminário que tem por objetivo discutir as perspectivas da participação cidade refletindo sobre valores e comportamentos e o alcance das ações coletivas nos desenvolvimentos das cidades.

Além dos ex-presidentes, participarão também os ministros Arthur  Chioro (Saúde), Renato Janine Ribeiro (Educação) e Miguel Rossetto (Secretário-geral da Presidência), o governador de Santa Fé (Argentina), Antonio Bonfatti, além dos professores Yves Cabannnes (Univesity College London), Giovanni Alegretti (Universidade de Coimbra), Jeroen Klink (Universidade Federal do ABC) e Evelina Dagnino (Unicamp).

O seminário ocorre nos próximos dias 28 e 29 no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforp) em São Bernardo do Campo. Para informações, acesse: http://goo.gl/6bx46w

Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI
Data: 29/08/2015
Horário: 11h30
Local: Cenforpe - Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 - Planalto, São Bernardo do Campo

  Visita de José Mujica deixa lotado anfiteatro da Uerj
 Iniciativa de encontro com os estudantes partiu do próprio político.: 'Liberdade não se vende, se ganha fazendo algo pelos demais', disse.


Um encontro de jovens com o ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, lotou o anfiteatro – também conhecido como Concha Acústica – da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na noite desta quinta-feira (26). O evento terminou às 20h30 e Mujica se despediu tirando uma foto à frente dos quase dez mil participantes que estiveram no local.
Antes do ex-presidente chegar, anfiteatro estava lotado
 Devido à lotação do espaço, a Uerj colocou um telão em um estacionamento próximo ao anfiteatro, para que outras pessoas pudessem assistir à palestra. O local também ficou lotado.
O ex-presidente do Uruguai veio ao Brasil a convite da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) para um seminário fechado que aconteceu pela manhã.A iniciativa de realizar o encontro com os estudantes partiu do próprio político, que foi ovacionado pelo público ao ser anunciado no microfone, por volta das 18h30. Ele mostrou muita simpatia e discursou logo após sua apresentação. O ex-presidente tornou o Uruguai um dos países de legislação mais avançadas em relação às drogas.
 O ex-presidente respondeu perguntas sobre diversos temas, como o que pensa sobre "movimentos golpistas" na América do Sul, os maiores desafios da América Latina atualmente, opinou sobre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).Os participantes também quiseram saber quem são os exemplos históricos e os livros que mudaram a percepção de vida de Mujica. "Queridos, a vida é um livro aberto", brincou.
Confiança

"Necessitamos de confiança. Temos que aprender que a mensagem é uma: nós podemos andar em um fusca. Somos consequência do interesse do nosso povo [...] O problema mais grave da América Latina é a desigualdade. Temos que ter recurso e isso se chama política fiscal. Na América do Sul o rico não paga quase nada", disse para a plateia.

"O mundo está se agrupando em gigantescas unidades. A União Europeia está criando uma fabulosa unidade de capital. Qual é nosso destino, ser compradores de conhecimento de ponta? Que a batalha para liberdade seja também no campo da investigação", declarou.

Mujica também foi questionado sobre a redução da maioridade penal. Ele afirmou que "não considera um caminho ideal". Perguntado se o Brasil teria capacidade para legalizar as drogas, ele se ateve a falar sobre sua experiência com o tema enquanto foi presidente do Uruguai.

"Nós temos que pensar como espécie e não como países. E isso engloba o mundo inteiro. Os pobres da África não são da África, são do mundo inteiro. Os homens que atravessam o Mediterrâneo são nossos. Todos são nossos conterrâneos. A liberdade não se vende, se ganha fazendo algo pelos demais", disse o ex-presidente.

Feijoada e rabada

Durante a tarde, Mujica almoçou no Bar do José, na esquina das ruas Barão de Ubá e Santa Amélia, na Tijuca, Zona Norte. No restaurante, foi servido feijoada, rabada com agrião, cerveja e caipirinha.
A clientela ficou surpresa ao se deparar com o ex-presidente na hora do almoço, como noticiou o jornal "O Dia: Mujica come feijoada, rabada e bebe cerveja em pé-sujo na Tijuca".

O ex-presidente ainda esteve na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pela manhã. O elevador da ABI deu um susto nos jornalistas que cobriam o evento. Ele teria descido até o poço devido ao excesso de passageiros, segundo a assessoria de imprensa do local.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração