Pages

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dilma: para ter respeito internacional, Brasil deve aceitar resultado das urnas


.

Em discurso de formatura da turma do curso de formação do Instituto Rio Branco, Dilma disse que a "democracia só foi possível quando os povos de nossa região derrotaram as ditaduras no século passado" e que é "claro pra todos os países do continente que devemos respeitar a democracia, os direitos humanos, não importa de que forma se revista, quando elas estão em risco".
Dilma disse ainda que a  democracia brasileira está se consolidando e tem como desafio resolver o histórico problema da desigualdade social.

O Estado brasileiro só é respeitado no mundo na medida em que, em nosso território, se exerce e se respeita plenamente a soberania popular. Essa soberania significa submissão à vontade geral expressa nas urnas - disse, ao participar, no Palácio do Itamaraty, de uma solenidade de formatura de diplomatas.Dirigindo-se aos formandos, Dilma pediu que cuidem para que fatores internacionais não criem constrangimentos ao livre exercício da soberania tanto popular quanto nacional e, ao mesmo tempo, atuem de forma a respeitar a diversidade que o mundo apresenta.

  Vivemos, nos últimos anos, uma fascinante experiência de construção da democracia em nosso país. Experiência fascinante, porque é complexa, bastante complexa, mas ainda inconclusa. A democracia deve ser exercitada para resolver um problema que historicamente marca nosso país: a desigualdade social - afirmou.

Dilma disse em seu discurso que o Brasil viveu nos últimos anos uma "fascinante experiência de construção da democracia", mas destacou que ela é "bastante complexa e ainda inconclusa".

"Complexa porque a sociedade brasileira compreendeu que nossa democracia não seria efetiva se se contentasse apenas com a imprescindível constituição de um Estado Democrático de Direito, era fundamental acrescentar a ela uma dimensão econômica e social", frisou Dilma. "Inconclusa porque toda democracia é um processo constante, permanente, que ganha novas dimensões constantemente, novas metas, novos objetivos. Passamos a ser respeitados no mundo na medida em que unimos essas duas dimensões da democracia: a liberdade e a justiça social."

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração