Pages

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Vexame: Estadão tenta atacar Dilma e acaba pregando compra de máquinas em duplicidade.


Que jornalismo é este?

O jornal Estadão dá o vexame de publicar em primeira página que um programa do governo Dilma, tendo concluído tudo o que tinha que fazer até 2014, foi "enterrado" em 2015.

É claro! Se o programa fez tudo o que tinha que fazer, cumpriu 100% da meta, absurdo seria é se continuasse gastando verbas públicas com algo que acabou, que não precisa mais. A fila anda e outros programas entram em ação.

Trata-se do PAC Equipamentos para Estradas Vicinais, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que começou em 2011 e terminou em 2014, quando TODOS os municípios que se qualificaram no programa foram atendidos.

O que o Estadão queria? Que o governo continuasse comprando máquinas em duplicidade? Ora, isso seria superfaturar compras.

Não sei se a intenção era só ansiedade para falar mal de alguma coisa do governo Dilma, mas o resultado, ainda que involuntariamente, desta matéria do Estadão é lobismo por um superfaturamento.

O PAC Equipamentos para Estradas Vicinais UNIVERSALIZOU o acesso a retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba para 5.071 municípios com menos de 50 mil habitantes.

Será que o editor do Estadão não sabe o significado da palavra universalizar? É atender todo mundo, cumprir totalmente a meta. Não há como comprar mais máquinas para este programa porque não existem mais municípios para receber. E que vexame o jornal fazer uma matéria desta, totalmente desinformado, sem nem ouvir o MDA, sem nem sequer pesquisar no Google para não pagar mico.

O programa surgiu de uma demanda das prefeituras. O objetivo é manter estradas vicinais em boas condições para escoar a produção agrícola de pequenos municípios, para abrir estradas que garantem a mobilidade, o escoamento da produção e o acesso a serviços como de ambulância e transporte escolar para quem vive no campo. As máquinas também servem para realizar pequenas obras sem depender da contratação de empreiteiras, muitas delas inacessíveis ao orçamento de pequenos municípios.

Além disso, as máquinas auxiliam atividades de defesa civil em caso de deslizamentos, estragos provocados por enchentes e para socorrer a população quando tem de enfrentar a seca.

Os números do programa:

- 5.071 municípios beneficiados;
- 18.071 máquinas foram entregue no total;
- 15.191 são retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba;
- 1.440 caminhões-pipa e 1.440 pás-carregadeiras foram entregues a municípios nordestinos que sofrem com a seca;
- R$ 5 bilhões foram investidos pelo governo federal;

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração