Pages

terça-feira, 7 de julho de 2015

"Impitima" continua sendo meuzovo.

Se você ler os jornalões ou revistas, parece que o impeachment só depende do Aécio ou Eduardo Cunha marcar a data na agenda. Nada mais falso.

Há desejo e conspiração dentro do PSDB, do DEM e de outros partidos, inclusive no PIG, mas entre querer e poder tem uma grande distância.

Não existem condições jurídicas. É balela a história de que a delação de Ricardo Pessoa tenha algo concreto contra Dilma. Não tem nada. Até o Jornal Nacional já teve o documento em mãos e não encontrou nada. Para a campanha de Dilma, só teve doação oficial, legítima, e não há como incriminá-la.

Também não existem condições políticas para um impeachment.

Uma coisa é Dilma contida, com a responsabilidade de manter a governabilidade como está hoje, governando de forma pragmática.

Outra coisa seria ela ir para um enfrentamento em processo para derrubá-la. Em vez de vidraça, ela passaria a ser estilingue. A alma revolucionária da Dilma que lutou contra a ditadura estaria livre para o embate contra as forças políticas de oposição corruptas, picaretas, do atraso, fascistas e golpistas.

Dilma estaria à vontade para falar muito mais do que Cid Gomes falou quando foi na Câmara, inclusive deflagrando uma agenda de reformas progressistas e saneadoras com amplo apoio popular. O jogo político viraria completamente a favor presidenta, com o povo inteiro passando a apoiá-la.

É por isso que no Congresso Nacional todo mundo da oposição blefa, mas quase ninguém quer pagar para ver a abertura de um processo de impeachment.

Eu até gostaria muito de ver esse cenário de enfrentamento acontecer, se não fosse as consequências para a população mais pobre e vulnerável, pois acredito que haveria sofrimento com desemprego e perda de conquistas sociais durante algum tempo, por paralisia na economia e nos poderes executivo e legislativo.

Um processo de ruptura destes deixaria o país bastante instável por alguns anos, talvez só retomando um bom rumo com uma Constituinte que reformasse a política. Depois desta instabilidade, o país ficaria melhor. Mas se é possível também conquistar este mesmo país melhor nestes mesmos anos, com a população mais pobre subindo na vida em vez passar sacrifícios, que assim seja.

Por isto o Aécio pode espernear, o PIG pode conspirar, que não tem jeito. Dilma ganhou as eleições para governar até 2018 e é assim que vai ser.

As preocupações devem se voltar para os blefes pararem de ser usados, como estão sendo, apenas para enfraquecer o governo, exigindo concessões políticas além do razoável. E são também usados para desgastar os partidos trabalhistas perante o povo nas eleições de 2016 e 2018.

1 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração