Pages

terça-feira, 21 de julho de 2015

Pesquisa CNT/MDA: Maioria acha que Aécio faria um governo pior ou igual ao de Dilma.

https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fwww.cnt.org.br%2FImagens%2520CNT%2FPDFs%2520CNT%2Fresumo-resultados-cntmda-128.pdf
Os jornais publicam uma pesquisa de opinião CNT/MDA mostrando baixa popularidade do governo Dilma (7,7% de avaliação positiva e 70,9 negativa), mas só contaram metade da história.

Todo mundo está mal avaliado na pesquisa.

Para se ter uma idéia, a maioria dos que responderam (47,4% x 44,8%) acham que Aécio Neves faria um governo pior ou igual ao de Dilma, se o tucano tivesse vencido a eleição.
47,4% acreditam que se Aécio Neves tivesse vencido a eleição, o governo dele estaria pior ou igual ao de Dilma.
.
44,8% acreditam que estaria melhor. É menos do que o percentual de votos úteis que Aécio teve no segundo turno (48,36%).
Se já é difícil confiar em determinadas pesquisas de opinião, estas que tem saído ultimamente parecem mais uma pegadinha. Pega o entrevistado em um momento que o noticiário só fala de crise e corrupção (mesmo que a bola da vez seja um Eduardo Cunha), quando o cidadão anda com peśsimo humor com políticos em geral, e perguntam como avaliam a presidenta, bombardeada diariamente no "manchetômetro" com notícias negativas, pelo menos desde junho de 2013. Seria um milagre se o resultado viesse bom.

Ora, se perguntassem o que acham da atuação de Aécio Neves como senador daria uns 99% ruim e péssimo.

Na avaliação das Instituições, todos os entes políticos estão pessimamente avaliados:
Governo: 2,0% confiam sempre e 56,2% não confiam nunca
Congresso Nacional: 1,6% confia sempre e 51,6% não confiam nunca
Partidos políticos: 1,0% confia sempre e 73,4% não confiam nunca
Justiça e polícia também estão mal na fita, com saldo negativo:
Justiça: 10,5% confiam sempre e 24,8% não confiam nunca
Polícia: 8,9% confiam sempre e 23,5% não confiam nunca
Mesmo assim, a pesquisa mostra que na batalha da comunicação o governo continua perdendo feio. Ainda que a atual oposição não esteja propriamente ganhando, o governo é quem mais está na vitrine e perde em desgaste. Para cada pauta positiva que consegue emplacar timidamente por um dia, tem uma goleada de pautas negativas na semana ocupando todo o noticiário.

Os governos estaduais e municipais, que não sofrem bombardeio na mídia, também não estão bem avaliados. Varia de estado para estado e de cidade para cidade, é claro, mas a média nacional deu saldo negativo:

ESTADUAL: 25,3% avaliam o governador de seu Estado como bom ou ótimo, 40,5% como regular e 27,3% como ruim ou péssimo.

MUNICIPAL: 29,2% avaliam o prefeito de sua cidade como bom ou ótimo, 31,5% como regular, 37,8% como ruim ou péssimo.

Faltando mais de três anos para as eleições de 2018 a pesquisa ainda veio testar cenários para eleição presidencial e colocou Aécio vencendo Lula (em segundo turno a pesquisa fala que até Serra e Alckmin venceriam Lula). Continuo duvidando que em uma eleição para valer qualquer um dos três tucanos teria chance contra Lula.

1 Comentários:

Unknown disse...

Olha a origem dessa pesquisa, suspeita. Eu tenho 54 anos e nunca, nunca foi pesquisada. Pessoas das minhas relações também não. Quem eles pesquisam?
que região? Sinceramente devemos ficar com um pé atrás dessas pesquisas.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração