Pages

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Índice de preços de alimentos da FAO cai 0,9% em junho, ao menor nível desde 2009



O índice mensal de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado nesta quinta-feira (9), caiu 0,9% em junho ante maio, para 165,1 pontos. O indicador continua no menor nível registrado desde 2009 e representa uma queda de 21% em relação ao mesmo mês de 2014.

O Índice de Preços de Alimentos da FAO acompanha cinco grupos de commodities em mercados internacionais: cereais, carnes, laticínios, óleos vegetais e açúcar. A queda foi generalizada, com exceção de carnes.

O grupo do açúcar registrou a maior queda na comparação mensal (6,6%), recuando 12,4 pontos para os 176,8 pontos em junho. A retração acentuada se deve a relatórios que indicam uma produção maior que a prevista na China, o principal país consumidor da commodity, e na Tailândia. Projeções melhores no Brasil, o maior produtor e exportador, também contribuíram. Indicativos de um possível déficit de oferta neste mercado no ciclo 2015/16, após cinco anos consecutivos de superávit não foram suficientes para limitar a pressão de baixa das cotações.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração