Pages

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Brasil vai exportar leite em pó para Rússia


Enquanto o senador tucano Aécio Neves vai para a Venezuela  tentar criar crise diplomática para o Brasil, a caravana da Dilma vai para Rússia tratar de negócios para o País

A ministra da Agricultura Katia Abreu anunciou em sua conta no Twitter: "Só alegria.Exportaremos leite em pó,queijos e manteiga.Nunca exportamos lácteos pra cá [Rússia]". 

Onze empresas brasileiras receberam nesta quarta-feira autorização do Ministério da Agricultura da Rússia para exportar leite em pó. A medida, comemorada pelo setor de lácteos, foi anunciada durante visita da ministra Kátia Abreu, que está na Rússia com a  presidente Dilma 

Esta será a primeira vez que o Brasil venderá o produto à Rússia. A Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) espera atingir, a médio prazo, metade do mercado russo, que importa anualmente 630 mil toneladas de leite em pó - equivalente a US$ 1,2 bilhões. 

Para o diretor-executivo da entidade, Marcelo Costa Martins, a superação da burocracia e a credibilidade do sistema de defesa do Brasil foram essenciais para a conquista do setor.
A secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo, reuniu-se nesta manhã com o chefe do Serviço Veterinário e Fitossanitário Federal da Rússia, Sergey Dankvert, e sua equipe para acertar os detalhes do acordo, que estava em negociação desde fevereiro.

A Viva Lácteos comemorou a medida. A associação faz parte da comitiva de empresários que acompanha a ministra a Moscou. Os deputados Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG) e Irajá Abreu (PSD-TO) e o senador Wellington Fagundes (PR-MT) também participam da missão, além do diretor superintendente do Sebrae de Tocantins, Omar Hennemann.

Sem nenhuma dúvida, é uma conquista para o setor. O importante agora é que as empresas habilitadas iniciem seus processos de exportação. Com a abertura para o leite em pó, conseguiremos inclusive alavancar a venda de outros produtos, como queijo e manteiga - disse Marcelo Costa Martins.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração