Pages

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Após Brics, Dilma chega à Itália para encontrar presidente e primeiro-ministro



Depois de participar da cúpula dos Brics na Rússia, a presidente Dilma desembarcou na manhã desta sexta-feira em Roma.. Na capital italiana, Dilma terá um almoço com o presidente Sergio Mattarella e um encontro com o primeiro-ministro Matteo Renzi, chefe de Governo da Itália.

Esta é a primeira vez que Dilma vem a Itália .A presidente também fará uma reunião com o presidente da FAO (Food and Agriculture Organization), José Graziano, na embaixada do Brasil. Ele foi o responsável pelo programa Fome Zero, que originou o Bolsa Família no governo Lula. No fim do dia, Dilma segue para Milão, onde visitará o pavilhão do Brasil na Expo Milão.

 Dilma disse que  está divulgando o Brasil pelo mundo para atrair investimentos. Segundo o Itamaraty, a Itália tem mais de 1.200 empresas atuando no Brasil e figura entre os dez países que mais investem em território brasileiro.

O tema da Expo Milão _ "Alimentar o Planeta - Energia para a Vida" _ também interessa à presidente, que recentemente tem procurado fortalecer a agenda ambiental do Brasil no exterior. Em visita aos Estados Unidos, na semana passada, a presidente anunciou, ao lado do presidente americano, Barack Obama, que irá zerar o desmatamento ilegal, reflorestar 120 mil km2 e atingir até 33% de energias renováveis (excluindo as hidrelétricas) até 2030.

Dilma agradece mensagem ao Papa no Twitter

 A presidente Dilma, que está em Roma, participando de almoço oferecido pelo presidente italiano, Sergio Mattarella, no Palazzo Quirinale, encaminhou mensagem ao Papa Francisco por meio de sua conta no Twitter para agradecer as palavras dele enviadas a ela, na quarta-feira, 8, quando sobrevoou o Brasil.

"Grata por sua mensagem de carinho", escreveu Dilma. "Espero que sua missão pastoral no Equador, Paraguai e Bolívia seja tão profícua quanto foi sua passagem pelo Brasil", completou a presidente. O Papa esteve no Brasil em julho de 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude.

Na quarta-feira, o Papa Francisco saudou a presidente Dilma e renovou sua "aproximação e afeto pelo povo brasileiro", para quem pediu "abundantes graças". Desejou ainda que todos os brasileiros possam continuar evoluindo em seus "valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz".


Ao sobrevoar Brasil, papa envia 'saludo' e renova afeto pelo povo brasileiro
O papa Francisco renovou sua aproximação e afeto pelo povo brasileiro ao enviar uma mensagem de "saludo" enquanto sobrevoava o espaço aéreo do Brasil na tarde de quarta-feira, quando viajava do Equador para a Bolívia, afirmou a Força Aérea Brasileira

O papa está visitando nesta semana três países da América do Sul. Ele já passou pelo Equador, está na Bolívia e vai encerrar a viagem no Paraguai nos próximos dias.

"Ao sobrevoar o território brasileiro, para dar início à minha visita pastoral à Bolívia e ao Paraguai, é muito grato desejar um cordial 'saludo' a Vossa Excelência e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro", disse o papa, dirigindo-se à presidente Dilma Rousseff, segundo mensagem  captada por uma controladora de tráfego aéreo da FAB em Manaus.

"Peço ao Senhor abundantes graças e que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz", concluiu.


O papa visitou o Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude em 2013, meses depois de ser eleito papa, o primeiro latino-americano a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica. 


0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração