Pages

domingo, 21 de junho de 2015

Um Datafolha que nem tucano acredita.



O Datafolha tem um histórico de soltar pesquisas, digamos, anormais, e favoráveis aos tucanos, em períodos distantes das eleições. Em maio de 2010, quando todos os outros institutos já mostravam Dilma ultrapassando Serra (até o Ibope), o Datafolha destoava, e continuou mostrando Serra na frente até julho. Só em agosto, o Datafolha se ajustou aos números dos demais institutos.

As  próximas eleições são para prefeito em 2016, mas estranhamente em vez do Datafolha fazer pesquisas municipais, faz para presidente que só ocorrerá em 2018. Assim, pode errar à vontade a pesquisa porque ainda tem três anos e meio para ajustar os números à realidade.

Foi neste contexto que o Datafolha publicou uma pesquisa presidencial colocando Aécio na liderança, com 35%, vencendo até mesmo o presidente Lula que, segundo o Datafolha só teria 25%. Nem tucano acredita nesta lorota, por mais que sonhem com isso.

Nem vale a pena perder tempo analisando detalhes desta pesquisa, para ver se não "esqueceram" de fazer entrevistas no Nordeste, no Rio de Janeiro, em Minas, porque a DataAecio não tem valor nenhum.

Pense em uma campanha eleitoral para valer com Lula dizendo que governará como governou nos seus oito anos de mandato e a partir de um patamar melhor do que o Brasil estava em 2003. Além de ter espaço na TV para se defender. Enquanto Aécio falaria o que bem entender. Lula massacra, inclusive no debate ético.

Nem os tucanos levam a sério este Datafolha porque Aécio aparece melhor do que Alckmin, se trocasse o candidato. Os  próprios tucanos estão preparando Alckmin, porque acham que é apenas efeito "recall" (o nome vem à lembrança por ter disputado eleições nacionais recentemente). Aécio saiu bastante queimado da última eleição. Perdeu em Minas e no Rio. Sua imagem pessoal é bem mais rejeitada do que admirada. Sem blindagem da mídia, Aécio se desconstrói sozinho, tanto é que bastou os mineiros conhecerem as notícias nacionais para não votarem nele. Se não conseguiu vencer nem Dilma que não é propriamente carismática, imagine se o tucano teria alguma chance contra adversários mais populares.

O que o governo Dilma tem que se preocupar é com os baixos índices de aprovação, independentemente do que diz o Datafolha. O governo não tem conseguido emplacar uma agenda positiva. O oposição tem conseguido manter em pauta uma agenda negativa o tempo todo. Fora isso, o DataAécio, está só fazendo espuma. Aliás, Aécio ainda nem contou os votos da última eleição

Atualização 

Notinha sobre pesquisa da presidente Dilma, escondida na Folha dessa segunda feira (22)

Entre os entrevistados, os que avaliam o governo como ótimo ou bom passaram de 35% em abril para 40%. Os que acham ruim ou péssimo caíram de 29% para 25%.


1 Comentários:

Ricardo disse...

Ninguem leva a sério o datafalha. Mas essa forçação de barra para tentar fazer crer que Lula estaria sem apoio popular tem, obviamente, objetivos.
Só que o povo não é bobo, e já mostrou que sabe o que é melhor para o Brasil. E quem está despencando em popularidade é o PIG.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração