Pages

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O rolezinho de Cunha e de 14 aliados políticos na Rússia. Tudo pago pelo povo


Eduardo Cunha e amigos, usam dinheiro público para passear

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu aproveitar uma visita de cortesia da Casa para organizar uma "turnê" com aliados políticos e líderes religiosos. Além de outros 13 parlamentares, a maioria aliados, a comitiva de Cunha na viagem à Rússia e à terra santa contará com cinco acompanhantes, entre eles o ex-candidato presidencial do PSC, Pastor Everaldo, e seis mulheres de deputados. O roteiro da delegação inclui momentos pitorescos, como um dia (sexta-feira) reservado para visita à região norte de Israel, onde os parlamentares conhecerão o Mar da Galileia e a vila de Nazaré.
Eduardo Cunha e esposa: Tudo pago por nós contribuinte
 "Ele (Cunha) juntou os amigos para um passeio religioso. Tanto é que dá para contar nos dedos os (parlamentares) que não são aliados dele. No fundo, o objetivo é fazer política", disse um adversário de Cunha  para o jornal Correio Braziliense ao ver a lista dos integrantes da comitiva. De fato, o único adversário político de Cunha no grupo é o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), que viajou acompanhado da mulher. O restante da comitiva é formada praticamente só por lideranças do chamado "blocão", como os líderes do PMDB, Leonardo Picciani (RJ); do PTB, Jovair Arantes (GO); do DEM, Mendonça Filho (PE) e do PSC, André Moura (SE), entre outros. Também há espaço na comitiva para deputados que cumpriram missões importantes em nome de Cunha, como Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele presidiu a comissão da reforma política e foi relator da PEC no plenário.

Além da mulher de Eduardo Cunha, a jornalista Claudia Cordeiro, também levarão as esposas o deputado Átila Lins (PSD-AM); o 1º Secretário da Casa, Beto Mansur (PRB-SP); o líder do SDD, Arthur de Oliveira Maia; e o líder da Minoria, Bruno Araújo (PSDB-PE). Cunha também viajará acompanhado de um assessor de imprensa e de um policial legislativo, responsável pela segurança. Por meio da assessoria, a presidência da Câmara disse que a Casa só custeará as passagens dos parlamentares, e não as das mulheres e acompanhantes. "O presidente viajará a convite. Não receberá diárias da Câmara", disse a assessoria de Eduardo Cunha. André Figueiredo (PDT-CE) e Arthur Oliveira Maia participarão apenas da escala russa da viagem.

A Casa não divulgou o custo total da viagem até o fechamento desta reportagem, mas a diária de cada parlamentar no exterior está fixada atualmente em US$ 428 (cerca de R$ 1.339, em valores de ontem). A assessoria de imprensa também não repassou informações oficiais sobre o número de integrantes da comitiva.

Ao todo, o séquito de Cunha passará quatro dias em Israel. Ao longo de hoje e de amanhã, o grupo cumprirá agendas no parlamento israelense, o Knesset, e reuniões com autoridades do país. Amanhã, a agenda do grupo prevê a possibilidade de reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em horário ainda não definido. Na quinta e na sexta, a agenda está reservada para viagens a pontos turísticos obrigatórios do turismo religioso. Os parlamentares poderão conhecer (ou rever) o Mar da Galiléia. O grupo chega a Moscou no sábado, à 1h da manhã. Ali, Cunha deve se encontrar com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para o motivo da viagem oficial: um encontro de deputados dos BRICs, na segunda.

Renan Calheiros

Antes de se encontrar com Cunha, Calheiros aproveitará a ida ao encontro dos parlamentares dos BRICs, em Moscou, para passar três dias em Paris com a mulher. Segundo o cronograma da viagem, obtido pelo Correio, o político alagoano toma hoje um vôo da Air France em Brasília, às 22h, e chega à capital francesa no começo da tarde de amanhã. Ele permanece na capital francesa até as 18h de sábado, quando pega outro vôo da companhia francesa em direção à capital russa. Na noite de domingo, os russos oferecerão de cortesia a Renan e Cunha uma apresentação do balé Lago dos cisnes, no Teatro Bolshoi.

Assim como Cunha, Renan pretende estar de volta a Brasília apenas na quarta-feira (10), onde ele deve chegar às 10h da manhã. A comitiva da Câmara chega a São Paulo na tarde de terça, depois de mais de 16h de viagem entre Moscou e a capital paulista. Procurada, a assessoria de Renan disse que ele receberá meias diárias durante a estada em Moscou, mas que pagará do próprio bolso as despesas em Paris. Além disso, segundo a assessoria, a parada em Paris não teria ônus, pois é a rota preferencial para Moscou. Renan viajará acompanhado também de um diplomata, da Assessoria Internacional do Senado. As informações do Correio Braziliense

Nas asas do Legislativo

Confira a lista dos deputados, acompanhante e cônjuges que fazem parte da comitiva:

» Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Presidente

» Deputado Átila Lins (PSD-AM), Secretário de Relações Internacionais

» Deputado Beto Mansur (PRB-SP), Primeiro-Secretário da Mesa Diretora

» Deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), Segundo-Suplente da Mesa Diretora

» Deputado Leonardo Picciani (RJ), líder do PMDB

» Deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da Minoria

» Deputado Maurício Quintella Lessa (AL), líder do PR

» Deputado Jovair Arantes (GO), líder do PTB

» Deputado Mendonça Filho (PE), líder do DEM

» Deputado André Figueiredo (CE), líder do PDT

» Deputado Arthur Oliveira Maia (BA), líder do SD

» Deputado André Moura (SE), líder do PSC

» Deputado Rubens Bueno (PR), líder do PPS

» Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Acompanhante

» Pastor Everaldo Dias Pereira

Cônjuges

» Claudia Cordeiro Cruz, mulher de Eduardo Cunha

» Rita de Cássia, mulher de Átila Lins

» Ylidia Bolzan Mansur, mulher de Beto Mansur

» Maria Carolina de Araújo, mulher de Bruno Araújo

» Andrea Velloso Marom Maia, mulher de ArthurMaia

» Rosemaria Eitelwein Bueno, mulher de Rubens Bueno

3 Comentários:

Unknown disse...

ABSURDAMENTE ABSURDO

Gilson Raslan disse...

Isto é uma imoralidade. Será que o MPF vai tomar alguma providência contra esses deputados/turistas?

edu marcondes disse...

Ao sr. Gilson
O MPF não vai tomar providência nenhuma.
Agradecido

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração