Pages

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Base aliada do tucano Beto Richa recebeu dinheiro de propina, afirma auditor


 Políticos da base aliada do governador do Paraná Beto Richa (PSDB) receberam recursos obtidos ilegalmente pelo grupo do auditor da Receita Luiz Antônio Souza, preso acusado de fraudar a Receita Estadual do Paraná. Souza prometeu apresentar nomes ao Ministério Público nas próximas semanas, em novos depoimentos no acordo de delação premiada assinado por ele para redução de suas penas.

A informação foi confirmada ao Globo pelo advogado de Souza, Eduardo Duarte Ferreira. Por envolver o nome de políticos com foro privilegiado, essa nova etapa da delação deverá ser homologada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, e não pela primeira instância.
 Preso há quatro meses, o auditor é acusado de integrar uma organização que reduzia e até anulava o valor de multas tributárias impostas a empresas de médio porte no estado.

Em depoimentos anteriores, Souza disse que R$ 2 milhões de propina reunidos pelo grupo teriam sido repassados, em espécie, à campanha de Richa (PSDB). O dinheiro teria sido recolhido de fevereiro a setembro de 2014 e entregue ao então inspetor-geral de fiscalização da Receita estadual, Márcio de Albuquerque Lima.

- Ele disse ter entregue os recursos para Márcio, já sabendo que se tratava de caixa dois da campanha - afirmou Ferreira, que acompanhou o auditor nos depoimentos.

Souza ainda contou ter pagado por despesas do imóvel onde funcionou um dos diretórios de campanha de Richa em Londrina, no interior do Paraná. O Ministério Público obteve notas fiscais de divisórias de madeiras emitidas em nome de Souza e com registro de entrega no endereço onde funcionava o diretório do PSDB.

Perguntado sobre o possível envolvimento de parlamentares da base no escândalo, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), disse ser necessário "aguardar as investigações e não punir ninguém antes da hora" e defendeu a "ampla apuração dos fatos".

Greve e protesto

Ontem, professores em greve fizeram novo protesto no Paraná, com cerca de 10 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar. Os organizadores falaram em 30 mil. Eles mantiveram a paralisação, que dura 23 dias, e rejeitaram proposta do governo de reajuste de 5%.

1 Comentários:

Virgílio disse...

Será que Moro está sabendo destas coisas? Será que tem algum juiz no Paraná que enfrentará esta questão? Ou todos são submissos ao PSDB?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração