Pages

quarta-feira, 4 de março de 2015

Youssef delatou Aécio acusando-o de receber propinas na Lista de Furnas.

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,na-lava-jato-youssef-diz-que-aecio-recebeu-dinheiro-desviado-de-furnas,1644427
O jornal Estadão deixou escapar uma bomba: Youssef foi operador do esquema que ficou conhecido como Lista de Furnas no governo FHC e, segundo ele, Aécio Neves (PSDB-MG) teria recebido dinheiro desviado da estatal.

Eis a notícia:

Em depoimento ao Ministério Público ao qual o Estado teve acesso, o doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da Operação Lava Jato, afirmou "ter conhecimento" de que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), na época em que era deputado federal, estaria recebendo recurso desviados de Furnas "através de sua irmã".

Mesmo assim, o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento da investigação envolvendo Aécio.

O termo de colaboração número 20, que registra confissão do doleiro no fim do ano passado tem como "tema principal: Furnas e o recebimento de propina pelo Partido Progressista e pelo PSDB".

Além de Aécio, também são citados o ex-deputado José Janene (PP, morto em 2009) e o executivo Airton Daré, sócio da empresa Bauruense, que foi prestadora de serviços para Furnas.

O doleiro disse que recolheu dinheiro de propina na empresa Bauruense cerca de dez vezes. Em uma delas, o repasse não foi feito integralmente e faltavam R$ 4 milhões. Youssef afirmou aos investigadores ter sido informado de que "alguém do PSDB" já havia coletado a quantia pendente.

Indagado pelos procuradores, Youssef declarou não ter conhecimento de qual parlamentar havia retirado a comissão, mas afirmou que o então deputado federal Aécio Neves teria influência sobre a diretoria de Furnas e que o mineiro estaria recebendo o recurso "através de sua irmã", segundo o texto literal da delação, sem especificar a qual das duas irmãs do senador ele se referia. O delator disse ainda "não saber como teria sido implementado o 'comissionamento' de Aécio Neves".

Na delação, o doleiro descreve que de 1994 a 2001 o PSDB era responsável pela diretoria de Furnas. Yousseff declarou que recebia o dinheiro de José Janene nas cidades paulistas de Bauru e de São Paulo e enviava o valor para Londrina ou Brasília.

O doleiro disse ainda que os diretores da Bauruense poderiam fornecer mais informações sobre a diretores de Furnas e declarou ao MPF ter conhecimento de que há um inquérito sobre a empresa de Bauru no Supremo Tribunal Federal.

Aécio disse hoje que não tinha conhecimento sobre o teor da acusação contra ele e que o arquivamento é "uma homenagem" da PGR (do Estadão).

7 Comentários:

Marlene disse...

Helena esse linkt á levando para a reportagem de Janot que manda arquivar o inquérito... eles mudaramo link...rsrsrsrs

Marlene Senna disse...

Helena o link foi modificado... atente... leva para outra informação.... http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,na-lava-jato-youssef-diz-que-aecio-recebeu-dinheiro-desviado-de-furnas,1644427

Ricardo disse...

É o que dá a Dilma escolher opositores para cargos de confiança. Se tiver denúncia ou delação contra o PSDB engaveta-se. O Brasil é uma piada.

Jorge disse...

Com toda essa gama de informações , o PGR Janot teve o desplante de pedir ARQUIVAMENTO ?
A notícia fala por si , a denúncia do delator é detalhada , cita nomes , circunstâncias e deve ser arquivada ?
Somos o quê ? Palhaços ?

vagner disse...

ta e dai, vamos ressuscitar a lista de furnas? isso já foi, não pegaram até hj, denuncia de 2002, ja caducou, tamu num mato sem cachorro, agora vamos pra cpi do hsbc (outra que não vai pegar ninguém do psdb), tem que mudar esse procurador e ministro da justiça, e colocar gente parcial que tem lado, pois esses ai não tao com nd

Maia Oswaldo disse...

Helena, eu conheço meus patos pela cagada. O seo Janot é tão confuso que antes de assumir a ENGAVETADORIA concedeu entrevista ao PIG dizendo que com ele o pau que bate em Francisco é o mesmo que bate em Chico. O Francisco (AECÍNICO) saiu ileso do LEVA A JATO sem levar um único cascudo, enquanto que o pobre do Chico continua levando muita porrada de um tal de Moro Barbosa. Mais uma vez a vovó Dilminha queimou a língua quando afirmou alto e bom som que no seu governo não existe a figura do ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA. A vovó só pode está sob efeito de sonífero. Fora Janot e leve junto a tucanalhada amiga.

Ignez disse...

Helena, a única razão de Aécio ter sido retirado da Lista, é porque o "ínclito" juiz SERGIO MORO absolveu - POR LAVAGEM DE DINHEIRO - um dos acusados na "Lista de Furnas" que pagou propina para a eleição de Jaime Lerner, do DEM do Paraná, aliado do PSDB. Para NÃO COMPROMETER O JUIZ SÉRGIO MORO que preside a própria investigação da Lava Jato, AÉCIO FOI "LIVRADO" pelo Janot. As demais acusações sobre políticos do PSDB não oferecem risco de se chegar ao Dr. SERGIO MORO.
Fernando Brito elucida o fato no Post "Lista de Furnas conecta Aécio, Banestado, Yussef e.. Sergio Moro"

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração