Pages

sábado, 28 de março de 2015

Grupo RBS é suspeito de pagar R$ 15 milhões de propina para abater divida com o fisco


Operação Zelotes da Policia Federal
Os bancos Bradesco, Santander, Safra, Pactual e Bank Boston, as montadoras Ford e Mitsubishi, além da gigante da alimentação BR Foods são investigados por suspeita de negociar ou pagar propina para apagar débitos com a Receita Federal no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Na relação das empresas listadas na Operação Zelotes também constam Petrobras, Camargo Corrêa e a Light, distribuidora de energia do Rio.

"Aqui no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) só os pequenos devedores pagam. Os grandes, não", resumiu um ex-conselheiro do Carf, com cargo até 2013, numa conversa interceptada com autorização da Justiça, segundo relato dos investigadores. Procuradas pela reportagem, a maioria das empresas informou não ter conhecimento do assunto.

A fórmula para fazer o débito desaparecer era o pagamento de suborno a integrantes do órgão, espécie de "tribunal" da Receita, para que produzissem pareceres favoráveis aos contribuintes nos julgamentos de recursos dos débitos fiscais ou tomassem providências como pedir vistas de processos.

O grupo de comunicação RBS é suspeito de pagar R$ 15 milhões para obter redução de débito fiscal de cerca de R$ 150 milhões. No total, as investigações se concentram sobre débitos da RBS que somam R$ 672 milhões, segundo investigadores. O grupo Gerdau também é investigado pela suposta tentativa de anular débitos que chegam a R$ 1,2 bilhão. O banco Safra, que tem dívidas em discussão de R$ 767 milhões, teria sido flagrado negociando o cancelamento dos débitos. Estão sob suspeita, ainda, processos envolvendo débitos do Bradesco e da Bradesco Seguros no valor de R$ 2,7 bilhões; do Santander (R$ 3,3 bilhões) e do Bank Boston (R$ 106 milhões).

Os casos apurados na Zelotes foram relatados no Carf entre 2005 e 2015. A força-tarefa ainda está na fase de investigação dos fatos. A lista das empresas pode diminuir ou aumentar. Isso não significa uma condenação antecipada. A Camargo Corrêa é suspeita de aderir ao esquema para cancelar ou reduzir débitos fiscais de R$ 668 milhões. Também estão sendo investigados débitos do Banco Pactual e da BR Foods. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Leia também: Mídia ignora fraude de R$ 19 bilhões no setor privado

2 Comentários:

Ângela Maria disse...

Carta aberta a Burguesia.

Caros Senhores eu estou muito feliz ao descobrir que sou muito mais forte que vcs,Sou forte pq sou dos anos 60 e sempre vi o nosso Brasil governar este País apenas para os endinheirados ! quando surgiu Tancredo pensei uma esperança!que nada ol cara nem assumiu para saber se era ou não uma verdadeira esperança..mas em fim continuo caminhando escutando umas modinhas de viola por ali e por lá,e trabalhando,e vendo o salario ali exprimidinho,muito apertadinho como sardinhas em latas .é Burgueses,eu via vcs comerem o melhor arroz,bebendo do melhor vinho e frequentando os melhores lugares por ai,mas eu sempre na minha pois bem sabia do meu lugar ,ou pelo menos eu achava que sabia,mas seguindo em frente e sempre tendo a esperança de um Brasil Melhor..Pois bem ,achava que vocês eram fortes pois tinham dinheiro,mas sempre continuei minha vida sem ódio,sem rancor para mim vocês sempre eram alguém que tinha dinheiro e que não tinham culpa de ter uma vida melhor que a minha ,!mas sempre as pessoas que estavam caminhando comigo que eram iguais a mim sempre sem ódio comentavam um dia isso vai mudar ,mas ninguém acusava ninguém era tudo na Paz,Eu pensei que vocês eram fortes,mas ai saiu Sarney,veio Collor eu então queria LULA,pq achei que ele fazia parte da minha classe ele era operário foi sem terra,sem teto sem tudo como eu tbm,mas em fim Collor venceu eu e os meus continuamos nossa vida ,lamentamos mas aceitamos que perdemos ,ai deu no que deu uma confusão sai Collor,mas os próprios endinheirados,não o queria a imprensa cada vez mais confundido a cabeça do povo,em fim entre esse tempo aparece FHC,sai Itamar !FHC concorre com LULA,eu então disse agora vai,mas sempre me sentindo fraca diante de vcs pq para mim vcs eram uma muralha de fortaleza.Bem LULA perde para FHC, e de novo continuando a vida sem ódio e sem rancor,os meus tbm batiam papo nas esquinas e sempre a mesma coisa ,nossa o salario parece que agora mingou de vez ! entrou o Real ,e cada dia mais agente tinha menos,nossa que aperto,em fim sobrevivemos sem esbravejar ,sem xingamentos,eis que passou-se os quatro anos ,LULA concorre novamente com FHC,dessa vez o Cara estudado Fernando Henrique Cardoso tentava a reeleição,e finalmente vence de novo,triste sim mas sem ódio,sem rancor ,,,choramos? sim principalmente ,quando perdemos Nossa #ValeDoRioDoce! era nossa riqueza,mas pô FHC esta vendendo tudo?Vamos sair as ruas para protestar o comportamento do Presidente,mas com civilização não a privatizações.Em fim não conseguimos foi vendido! nossa?? que tristeza desemprego,fome,miséria dor.Mas em fim sempre de cabeça erguida e achando que vcs eram fortes ,eu e os meus agente era fracos ,mas heis que em meio tanta trovoadas LULA se elege surgiu uma esperança,pq esse cara era igual a nós? Ele governa para o povo,para todos ,em fim se reelege ,ai o ódio de vcs começou a reinar ,sim em 4 anos foram mais leve,mas depois o clima começou apesar ,não suportando mais a própria imprensa diz rasgado sem voltas que nós nunca tinha lido um livro mas tinha um carro na garagem e que a cula era desse presidente espúrio ,comecei a ver que quem era forte era nós !que sobrevivemos todos esses anos calados engolindo sapos ,lagartos ,e até jacaré ,e que vcs é que são fracos pq esbravejam e deitam ódio por todos os lados pq esse governo fez a sucessora dele ,e agora ela se reelege , há 12 naos que vcs convivem com um governo diferente dos outros e já estão jogando a toalha? agora vejo eu e os meus nunca fomos fracos pq resistimos ,uma década coisa que vcs ñ suportaria !por isso vejo nos bairros dos bacanas aqueles carrões com adesivos preconceituosos com uma mão com 4 dedos,escrito Basta PT! fico orgulhosa quando vejo isso pq mostra o quanto vcs são fracos ,dentro de um belo carrão jogando todo ódio a um governo que nós fez ser gente...obrigada LULA,Obrigada Dilma Rousseff​,por nos ter dado essa oportunidade de mostrar que nós é que somos fortes.
Ângela Maria Fernandes;
Curitiba​;Paraná;
11/03/2015;
espero todos vcs companheiros fortes no dia 13 #Rua.

Unknown disse...

Obrigado a você por ter a coragem de dizer a verdade.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração