Pages

quarta-feira, 25 de março de 2015

Instalada a CPI do HSBC no Senado


Em sessão realizada ontem, no Senado, foi instalada a CPI do HSBC. A comissão será presidida pelo senador Paulo Rocha (PT-PA) e terá como relator o senador Ricardo Ferraço.

O pedido da instalação da comissão foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e terá, entre outros objetivos, investigar irregularidades praticadas pelo HSBC na abertura de contas irregulares, em que mais de U$ 100 bilhões foram potencialmente ocultados do Fisco de mais de 100 países.

Entre os correntistas, há cerca de 8 mil brasileiros, entre empresários e celebridades, que tinham, numa estimativa preliminar, mais de R$ 7 bilhões ocultados da Receita Federal.

O caso, conhecido como SwissLeaks, foi  com dados retirados do banco em 2007 por um ex-técnico. Entre novembro de 2006 e março de 2007, quase US$ 180 bilhões teriam passado por contas do HSBC em Genebra em manobra para fraudar o fisco e lavar dinheiro.

O senador Paulo Rocha (PT-PA) foi escolhido por aclamação presidente da CPI, que terá como relator o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). O peemedebista destacou que o escândalo "não apenas abalou o mundo das finanças, como também está desafiando autoridades do país com a notícia de que 8.667 brasileiros estão presentes nessa lista". O secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, afirmou recentemente que o governo investigará esses correntistas e os punirá.

Ferraço relacionou as transferências aos crimes da Operação Lava-Jato. "A lavagem de dinheiro pode estar ligada a episódios de corrupção, como os da Lava-Jato." Ao assumir a presidência, Rocha citou, sem detalhes, a crise em sua trajetória política em 2005, quando renunciou ao mandato de deputado antes de a Câmara abrir processos contra os acusados no mensalão. "Há uma tentação que um tipo de comissão dessas faz sobre transformar isso aqui em ambiente espetacular."

2 Comentários:

Maria Diana disse...

Com esse dinheiro, O BRASIL TERIA PAGO A DÍVIDA EXTERNA DA ÉPOCA pelo menos 5 vezes!!!
A CASA CAIU!!!👍👍

Marilia da Paz disse...

Meu nome é Marília da Paz ,tenho muita admiração e respeito pelo Presidente Lula ,
peço a Deus todos os dias pra que lhe dê vida e muita saúde pra continuar ajudando o nosso povo sofrido !Que Deus lhe abençõe Presidente !

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração