Pages

terça-feira, 31 de março de 2015

Coaf confirma acesso à lista de brasileiros no HSBC



O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) confirmou ter recebido, em outubro, lista do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (CIJI) com o nome de 342 brasileiros que tiveram ou mantinham contas no Banco HSBC na Suíça.

Segundo o Coaf – responsável por investigar movimentações suspeitas no sistema financeiro – o cruzamento da lista com a base de dados do órgão identificou, a princípio, 60 nomes.

Em depoimento à CPI do HSBC, no Senado, o jornalista do portal Uol Fernando Rodrigues, acusou o Coaf e a Receita Federal de omissão em relação a nomes compartilhados pelo CIJI. Segundo a denúncia, cerca de 8,7 brasileiros movimentaram cerca de US$ 7 bilhões no HSBC na Suíça.

O próprio  Fernando Rodrigues, porém, também foi acusado de reter informações que apontavam que barões da mídia, como Octavio Frias de Oliveira, ex-proprietário da Folha de S. Paulo, e Lili Marinho, e viúva do jornalista Roberto Marinho – ambos já falecidos – mantinham contas no HSBC.

“A maioria dos registros (70%) referem-se a comunicações automáticas provenientes do mercado segurador, comunicadas com base no enquadramento de contratação de seguros de danos por pessoas físicas com importância segurada cujo somatório, num mesmo ramo, seja igual ou superior a R$ 1 milhão”, afirmou à Agência Brasil o Ministério da Fazenda, órgão a que pertence o Coaf.

O Coaf disse ainda que 15 dos identificados integram relatórios de inteligência financeira, encaminhados anteriormente às autoridades, para apurar, indícios de corrupção, tráfico de drogas e crimes fiscais.

Já a Receita afirmou que investiga indícios de ilícitos tributários, “tanto os constantes da lista inicialmente obtida, em fevereiro, quanto os nomes divulgados  pela imprensa.

1 Comentários:

Ricardo disse...

Por que será que o tal consórcio de jornalistas entregou ao Coaf somente 342 nomes, se há mais de 8 mil brasileiros com contas no HSBC suíço? E por que entregou a lista completa somente a um jornalista, e justamente um jornalista da Folha e UOL, cujos donos estão na lista?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração