Pages

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PSDB começa recontar votos da eleição presidencial, mas não sabe o que fazer com o vexame


O PSDB concluiu a formação do grupo que será responsável pela auditoria do resultado das eleições e os trabalhos começaram nesta semana em Brasília, mas o partido está dividido sobre o que fazer depois da conclusão da análise.
 Oito especialistas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e da Poli/USP foram selecionados e estão analisando 30 gigabytes de material. O grupo, que será remunerado pelo PSDB, terá 60 dias para apresentar o resultado. Será escrutinado um volume de informação equivalente a 7 mil edições-padrão da Bíblia, segundo cálculo do Estadão Dados. Cada Bíblia tem 4 MB e meio de volume de informação.

A expectativa com o resultado da apuração é grande no PSDB. Quando o coordenador jurídico da campanha presidencial de Aécio Neves, o deputado federal Carlos Sampaio (SP), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a auditoria especial quatro dias depois do pleito, a decisão incomodou parte dos tucanos. Além de reclamarem que não houve debate interno sobre o tema, membros do PSDB diziam, reservadamente, que o resultado da investida podia ser um "tiro no pé". Presidente da sigla, Aécio chancelou a iniciativa.


Se a averiguação não constatar nenhuma irregularidade ou apontar apenas pequenas falhas pontuais, a auditoria abrirá um flanco para que os petistas acusem os adversários de que queriam "vencer no tapetão" ou "forçar um terceiro turno". "Essa iniciativa foi uma roubada para o PSDB, que foi muito mal orientado. Se ficar provado que não houve irregularidade nenhuma, eles tentarão deixar isso de lado para cair no esquecimento", diz o deputado Paulo Teixeira (SP), membro da executiva do PT.

Embora o repúdio à ação do PSDB, considerada "oportunista", seja unânime no PT, o partido questiona internamente há vários anos a segurança do sistema de urnas eletrônicas. Desde 2002 o PT tem um núcleo técnico encarregado de fiscalizar e acompanhar as mudanças do sistema. Dirigentes importantes do PT defendem aprimoramentos como, por exemplo, a impressão dos votos, como forma de garantir a possibilidade de auditorias. "O PSDB deveria se preocupar em aprimorar o processo eleitoral de forma que se possa fazer auditorias seguras com a adoção do voto impresso. Da forma como age neste momento, o PSDB questiona a democracia, e não o processo. Vamos olhar para a frente", disse o secretário-geral do PT, Geraldo Magela.

Entre os tucanos ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo, as opiniões sobre as providências em caso de comprovadas as falhas (ou fraudes) divergem. "Se chegarem à conclusão que alguma irregularidade tenha invertido o resultado da eleição, o partido terá que tomar medidas para dar legitimidade ao processo", avalia o ex-governador Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB. "Se não encontrarmos nada, isso trará tranquilidade. Se encontrarmos algo grave, isso será importante para que, no futuro, o resultado seja mais fidedigno", pondera o advogado Flávio Henrique Costa Pereira, coordenador do grupo de trabalho dos tucanos.

O próprio coordenador jurídico do PSDB, Carlos Sampaio, chegou a descartar a hipótese de tomar qualquer medida para reverter o resultado da eleição mesmo que fique comprovado que o sistema falhou. "Devemos aguardar o resultado com tranquilidade. A parte política do resultado só deve ser avaliada depois. De qualquer forma, a auditoria devia ser uma rotina", diz o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), secretário-geral do PSDB.

Apontadas pelos tucanos no ano passado como evidências de fraude ou falha no processo de votação, as denúncias enviadas por eleitores e militantes pelas redes sociais ou por mensagens de Whats App foram descartadas pelo grupo de trabalho. "As denúncias não terão grande relevância (no processo), já que em várias situações elas não se confirmaram", diz o advogado do PSDB.

"Vamos analisar no final os dados de 270 municípios, dez por estado", explica. "Em algumas cidades de Minas, por exemplo, o resultado final ficou muito aquém das pesquisas e da expectativa com o trabalho na campanha", afirma o coordenador. Ainda segundo ele, os critérios não podem ser pormenorizados, porque foi assinado um termo de confidencialidade. Além do grupo de trabalho, o partido contratou uma empresa especializada em tecnologia da informação para auxiliar o processo.Agência Estado

7 Comentários:

Yacov disse...

aposto que só vão encontrar fraudes em Sâo Paulo, onde o 'insonsso' ganhou no primeiro turno. Aí a casa cai de uma vez para a QUADRILHA TUCANALHA.

prosperaram aqui, se orgulham muito disso (com razão); desenvolveram o valor da meritocracia e odeiam o Bolsa-Família, que acham humilhante

Marcelo Santos disse...

O PSDB não para de pagar mico, meu Deus que raça! kkkkkkkkk

sergio m pinto disse...

Yacov, tenho minhas suspeitas também sobre a votação em sumpaulo.

josé lopes disse...

Contra o PT tudo é possível. Até que ponto chegam os inconformados tucanos. Aécio, caia na real. Você perdeu as eleições em seu estado. Prova que as pesquisas de intenções de votos anteriores era comprada.

ANTONIO LUIZ disse...

Como são burros estes politicos, mordem o próprio rabo,
Vamos supor que a contagem dos votos mostra uma diferença superior ao excedente que deu a vitoria ao PT, ai somada a totalidade do PSDB a vitória ficaria com o Aécio. Mas com tudo ja consumado, a presidenta Dilma ja empossada pelo TSE, isso viria para a midia (PIG) como a noticia do seculo, ai haveria uma comoção social de proporção maior que o dia da apuração do votos que definiu a vitoria para o PT e a derrota do PSDB, todo mundo com os nervos a flor da pele.
Voltar atraz de um pleito, consagrado pelo voto popular, volta a mexer com o povo, dai a descrença generalizada por eleições no brasil, isso somado ao grande percentual que cresce a cada eleição, em 2016 simplesmente não haveria eleição, pois seria uma descrença geral, um desgaste da democracia a nivel mundial, um estrago inrreparavel que só seria corrigido com a mudança no sistema de modelo de governo, o custo X beneficio seria negativo principalmente para os politicos que dependem do voto, investigação num sistema que envolve o povo so causa desgaste principalmente en se tratando do voto popular, simplesmente, não haverá mais eleitor apartir desta contestação estúpida.

Marcelo Santos disse...

kd meu comentário?
se possivel responda pois não entendi a sua, o que tinha demais em meu comentário?
Ainda compartilhei no facebook e google+ e não ativou meu comentário perdeu um leitor com certeza

Valdemar Mazzurana disse...

O PSDB prestaria um bom serviço à democracia e ao país se aplicasse suas energias para realizar a reforma política, que os brasileiros estão pedindo há 20 anos. Os votos que o candidato do PSDB ganhou, foram conseguidos pela mídia (PIG) e pela interferência do poder econômico. A insistência em buscar resultados no terceiro turno, vai desgastar cada vez mais esse partido, que saiu da eleições como protetor, quando não, promotor de corruptos e corruptores.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração