Pages

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Estrangeiros estão em 'lua de mel' com Brasil. Só a imprensa brasileira torce contra


 O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, conseguiu reconquistar a confiança dos investidores de portfólio estrangeiros, que voltaram a marcar presença na bolsa brasileira nas últimas semanas, afirmou ontem o presidente do Credit Suisse no país, José Olympio. Porém, a manutenção desse cenário depende de uma sinalização da presidente Dilma Rousseff de que apoia o trabalho da equipe econômica.

"O investidor externo está em lua de mel com o Brasil", disse Olympio durante conferência promovida pelo banco com investidores. Segundo ele, a corretora do Credit Suisse detectou, nas últimas três semanas, um equilíbrio entre os fluxos de estrangeiros e brasileiros para a bolsa, "o que não se via há muito tempo".

De acordo com o banqueiro, o interesse dos investidores estrangeiros não se deve apenas ao fato de que o preço dos ativos brasileiros caiu e ficou mais atraente. Para ele, o movimento recente também decorre de uma aposta em melhorias na economia.

Para Olympio, o novo ministro tem grande credibilidade e reforçou essa boa imagem com sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos.


No entanto, segundo o banqueiro, falta agora a presidente Dilma Rousseff mostrar que está alinhada com a equipe econômica para que a volta da confiança se consolide. "O mercado é muito atento a sinais", ressaltou. Segundo ele, um recuo na proposta do governo para restringir o acesso ao seguro-desemprego, por exemplo, seria um gesto muito negativo.

"Até agora, está indo tudo bem, mas ainda há um grande ceticismo, principalmente entre os brasileiros", afirmou o banqueiro.

As coisas não estão boas e os preços dos ativos ainda estão muito altos", disse Rogério Xavier, sócio-fundador da gestora de recursos SPX. Para ele, um dos agravantes à situação da economia brasileira são as intervenções do Banco Central no câmbio, que impedem que a moeda brasileira encontre seu real ponto de equilíbrio. "Todas as moedas estão 'aceitando' a desvalorização e a gente está fazendo o contrário", disse. "De um lado, a gente está tentando tirar o paciente da UTI [com as medidas de ajuste fiscal] e de outro está cometendo os mesmos erros dos últimos anos."

Para Luis Stuhlberger, sócio e gestor da Verde Asset Management, um dos poucos caminhos que restam ao país para gerar riqueza neste momento passa pela desvalorização cambial. "Só que os gringos não acham isso. Veem o Joaquim Levy e colocam mais dinheiro", afirmou, durante debate no evento do Credit Suisse. Segundo ele, a percepção dos estrangeiros e as intervenções impedem que o real se desvalorize mais.Valor Econômico

3 Comentários:

jose p junior disse...

Vamos brasil eu acledito

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Só faltava esta os investidores e especuladores investe se Dilma confirmar que ferra o trabalhador.

Gilson Raslan disse...

O jogo sujo do PIG e dos tucanos. Estes dois malfeitores forcam a baixa das ações da Petrobras, os incautos vendem as suas, e o Soros vai lá e compra todas elas. Com esta manobra, PIGUENTOS e dos TUCANOS atingem negativamente a empresa para ser entregue ao capital privado a preço de banana podre e desconstroi o governo, com o fim de preparar a população para aceitar passivamente a privatização da empresa.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração